Nanotecnologia pode ajudar na purificação de água

Estudos sugerem que tecnologia das partículas microscópicas pode contribuir com soluções para a provável falta de água potável nos próximos anos para um população crescente, além de aplicações para medicina, energia e agricultura.

Em uma pesquisa publicada em uma revista científica dedicada à dessalinização, cientistas da Faculdade de Engenharia DJ Sanghvi, na Índia, explicam que alguns usos da nanotecnologia para purificar a água já estão sendo testadas.

No estudo, os pesquisadores dizem que “dispositivos para o tratamento de água que incorporam materiais em escala nanométrica já estão disponíveis e que o desenvolvimento de soluções para tornar a água potável é urgente”.

As impurezas que a nanotecnologia pode combater dependem do estágio de purificação da água em que a técnica é aplicada, explicam os pesquisadores. A técnica pode ser usada para remover sedimentos, efluentes químicos, partículas carregadas, bactérias e outras doenças.

Eles explicam que elementos tóxicos como o arsênio, impurezas em líquidos viscosos, como o óleo, podem ser removidos por meio dessa tecnologia.

No estudo, a equipe diz que “as principais vantagens de usar nano filtros, em comparação com os sistemas tradicionais, é que eles exigem menos pressão para que á água passe pelo filtro, são mais eficientes, têm áreas de superfície muito grandes e podem ser limpos facilmente por meio de retro descarga”.

Membranas de nano tubos de carbono, por exemplo, podem remover quase todos os tipos de contaminantes da água, incluindo a turbidez (falta de transparência), óleo, bactérias e contaminantes orgânicos.

Embora seus poros sejam muito menores, os nano tubos de carbono têm taxa de fluxo igual ou maior aos poros maiores, possivelmente por causa de seu interior liso.

Filtros de alumina nano fibrosa e outros materiais de nano fibra também removem contaminantes como vírus, bactérias e colóides orgânicos e inorgânicos em uma velocidade maior do que a dos filtros convencionais.

A purificação de água baseada em nanotecnologia ainda não causou nenhum problema humano ou ambiental, mas os pesquisadores recomendam futuros estudos sobre as interações biológicas das nano partículas.

A nanotecnologia refere-se a uma série de ferramentas, técnicas e aplicações que envolvem apenas as partículas na escala de tamanho aproximado de algumas centenas de nanômetros de diâmetro (um milionésimo de milímetro ou um bilionésimo do metro).

Autor: R7