Redução de velocidade para veículos pesados na marginal Tietê começa a valer, mas sem fiscalização

O secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, afirmou nesta quarta-feira (28) que a nova regulamentação da marginal Tietê, que prevê a redução de 90 km por hora para 70 km por hora na velocidade de veículos pesados na pista expressa, começa a valer a partir desta quarta. Porém, a fiscalização com multa para as infrações deve ser feita só na próxima semana, de acordo com o secretário.

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) disse que houve uma reunião na terça-feira (27) com representantes do MP (Ministério Público) para a que as placas que já estavam na via fossem descobertas. Os motoristas terão prazo de uma semana para se adaptar às mudanças. Neste período, a prefeitura também deve divulgar a nova regulamentação.

A redução da velocidade deve afetar caminhões e ônibus. Segundo Branco, nos trechos onde ainda há obra de ampliação da marginal, vale a velocidade que estiver estabelecida nas placas de obras, cerca de 50 km/h.

Além disso, a secretaria vai divulgar a restrição de circulação de motos também na via expressa de segunda a sexta-feira, tanto no sentido que dá acesso à rodovia Castello Branco quanto no sentido da rodovia Ayrton Senna. Em uma semana, esses veículos só poderão trafegar nas pistas central e local. O prefeito disse que os motociclistas não devem ser prejudicados, pois continuarão a ter o mesmo número de faixas de circulação que tinha antes da ampliação da marginal.

Sinalização

Na reunião realizada na terça como MP, a Dersa, empresa do governo estadual responsável pela obra de ampliação da marginal Tietê, assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) se comprometendo a terminar de sinalizar toda a via até 31 de agosto, sob pena de multa diária em caso de descumprimento. 

23 de Maio

Em relação à proibição de motos na avenida 23 de maio, na zona sul de São Paulo, o secretário municipal de Transportes afirmou que ainda não há uma definição sobre a medida. Se for aprovada, os motociclistas não poderão circular no trecho entre o antigo prédio do Detran, próximo à avenida Pedro Álvares Cabral, até o viaduto do Anhangabaú, no centro. Como alternativa a CET criou uma motofaixa na rua Vergueiro, mas, que segundo Branco, ainda está sendo testada.

Caminhões

Também nesta quarta-feira o prefeito Gilberto Kassab anunciou que vai suspender o rodízio dos VUC (Veículo Urbano de Carga) na cidade de São Paulo, das 10h às 16h, na zona máxima de restrição a caminhões. Contudo, ele incluiu três avenidas na área de restrições para caminhões grandes: Jornalista Roberto Marinho, dos Bandeirantes e marginal Pinheiros.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, a mudança deve começar a valer na próxima segunda-feira. Contudo, a fiscalização, com multas só vai ocorrer depois que a CET terminar de sinalizar as novas vias com restrições. Ele diz acreditar que o prazo máximo é de quatro semanas.

Autor: R7