Aventura sobre Rodas

Copa Peugeot de Rally 2010 – alunos poderão viver a emoção de participar da disputa no Vale do Paraíba em São Paulo. 

Entre montadoras e empresas ligadas ao mercado Automobilístico, a Mauá marca presença na 5ª edição do Quatro Rodas Experience 

Os apaixonados por competições automobilísticas terão uma agenda cheia neste maio. Além disso, inicia-se o ProIndústria 

Lenda viva dos rallies, Alberto Fadigatti Júnior, ministra palestra para alunos no campus de São Caetano do Sul.

Campeão de diversas competições nacionais e internacionais de rally, entre elas os famosos Paris-Dakar e o de Marrocos, o ex-piloto Alberto Fadigatti Júnior estará no próximo 13 de maio às 18h, no auditório H201, do campus da Mauá em São Caetano do Sul. Com mais de 40 anos de experiência no competitivo mundo dos rallies, Fadigatti ministrará uma palestra sobre a emocionante e acirrada “Copa Peugeot de Rally 2010”, quando os alunos poderão conhecer um pouco mais do universo dessa competição, bem como da montadora que criou o evento. 

Muito entusiasmado, Fadigatti conta que começou a se aventurar nos ambientes das competições automobilísticas quando aluno do curso Análise de Sistemas e que, depois de algum tempo, a atividade passou a ser uma válvula de escape para os problemas profissionais do dia a dia. “Durante a semana, eu trabalhava como qualquer pessoa e, nos finais de semana participava dos rallies. Na segunda-feira de manhã estava completamente renovado para voltar ao trabalho”, relembra.

Além da oportunidade de conhecer de perto alguém com tanta história interessante para contar, os interessados no tema têm um bom motivo para marcar presença na palestra do Fadigatti. Uma dupla de alunos da Mauá participantes da palestra será sorteada para competir na Copa Peugeot – Rally de Regularidade, na etapa prevista para 22 e 23 de maio, no Vale do Paraíba, em São Paulo. A Peugeot fornecerá dois veículos da frota da Peugeot Sport. Os alunos ganhadores não precisam ter experiência prévia; basta serem habilitados, estarem dispostos a se aventurar pelos percursos determinados e correrem contra o relógio, pois vence a dupla que chegar o mais próximo possível do tempo estabelecido pela organização.

Para todos os alunos, o ex-piloto deixa um conselho que considera fundamental para a vida profissional e pessoal: o de que todos pratiquem algum tipo de atividade física, pois o esporte, de maneira geral, auxilia toda e qualquer atividade do homem, além de ser um estímulo à competitividade. 

Novidades e emoção em Interlagos

É notável, nos dias de hoje, que a excelência em pesquisas acadêmicas represente um conjunto de fatores que incluem, além do conhecimento, atitudes inovadoras e uma forte atuação com mundo corporativo, integrando esforços dos dois lados: instituições de ensino e empresas. Assim, há mais de 40 anos, o Centro de Pesquisas da Mauá desenvolve trabalhos em parceria com empresas de diversos setores, com assessoria técnica e desenvolvimento de pesquisas que visam à solução de problemas específicos da indústria. Essa prática credenciou, de certa forma, a Mauá a participar, pela primeira vez, da 5.ª edição do Quatro Rodas Experience (QRX) 2010.

O evento, promovido pela revista Quatro Rodas e um dos mais expressivos no setor automotivo do País, tem data marcada para começar (29 de maio) e para terminar (06 de junho). Acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo e, nesta edição, reunirá as principais montadoras, empresas ligadas ao mercado automobilístico e os famosos test-drives On Road, test-drives Off Road, simuladores e exposições, além de outras atrações. 

Entre as atrações apresentadas pela Mauá estão o EcoMauá, um veículo híbrido com célula a combustível movido a hidrogênio e o BAJA, um veículo fora-de-estrada (off-road) projetado e construído por alunos, na qual a equipe da Mauá conquistou a oportunidade de estar entre as únicas três equipes que representaram o Brasil, de 08 a 11 de abril, no BAJA SAE Internacional, na Carolina do Sul – EUA, conquistando o 7º lugar. 

Para Luciano de Melo, gerente de Marketing da Mauá, o Quatro Rodas Experience agrega valor institucional, além de uma aproximação direta com o público de alto nível e que possui atração pelo segmento Automobilístico e por Tecnologia. “Também temos a chance de estabelecer novos contatos com profissionais das principais montadoras do setor automobilístico. Trata-se de uma excelente oportunidade para inserir a instituição no universo das novas tendências e testes das melhores marcas mundiais”, destaca Luciano.

A Mauá, apoiada em toda experiência acumulada ao longo dos últimos anos, promete destacar-se, pois, além de ser vista como referência nacional nos cursos de Engenharia, Design do Produto e Administração, é fonte de pesquisa e aprimoramento para a indústria automobilística. Quem gosta de acompanhar os eventos do universo automotivo já tem programa certo para o final de maio.

Primeira etapa do ProIndústria acontece agora em maio

Tem início em 18 de maio, o Ciclo de Seminários de Manufatura ProIndústria -Mauá 2010, fruto de uma parceria entre a Cadware Technology e o Instituto de Mauá de Tecnologia.

A primeira etapa, dedicada ao tema “Colaboração para a Vantagem Competitiva”, acontecerá durante dois dias e abordará, nos cursos e workshops programados, as principais questões do momento referentes ao ciclo de vida do produto, a conceituação atual do PLM (Product Lifecycle Management) e a colaboração aplicada à Engenharia de Produtos e Processos. O evento ocorre no campus da Mauá em São Caetano do Sul – São Paulo, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.proindustria.com.br.

Entre os palestrantes dessa primeira etapa, estão confirmadas as participações de profissionais experientes que apresentarão alguns cases, como: um case da Tetrapak, por Danilo Zorzan, um case da Embraco e outro da Foz do Brasil, por Ruy Cortez, do Kaizen Institute do Brasil; outro da Mercedes Benz, a ser exposto por Patrícia Hubinger, planejadora de processos da empresa.