G1 dá uma volta no circuito da Fórmula Indy em São Paulo com trânsito

Pilotos irão completar cada volta da competição em, no máximo, 1min15s.
Na pista local da Marginal do Rio Tietê veículos chegarão a 310 km/h.

No próximo domingo, a cidade de São Paulo irá sediar pela primeira vez uma etapa de rua de Fórmula Indy. Cada volta no traçado, que passa pelo Sambódromo do Anhembi, na Rua Olavo Fontoura, e pela pista local da Marginal do Rio Tietê, tem quatro quilômetros e 180 metros. O percurso deverá ser completado em pouco mais de um minuto.

O G1 percorreu um trajeto semelhante ao que será feito pelos pilotos da competição neste final de semana, mas com uma grande diferença: em dia de semana e no horário de pico.

O circuito começa dentro do Anhembi na área de dispersão. De lá, os veículos seguirão pela avenida do Sambódromo e sairão para o asfalto pelas ruas Hamilton Rodrigues e Olavo Fontoura.

Como as equipes só irão testar a pista no sábado (13), não há certeza sobre a velocidade que os carros passarão nesse trecho, mas segundo informações dos pilotos, a média deverá ser de 280 km/h. Apesar de livre, não conseguimos sair dos 70 km/h por causa dos radares fotográficos.

Contornamos o Anhembi pela Avenida Santos Dumont, pois não tivemos acesso à saída que será utilizada pelos pilotos. O trecho em que passarão os carros da Indy tem quatro curvas das 11 do circuito. Eles irão contornar a curva 14 bis, curva do Pavilhão, a curva do clube Esperia e a curva das Docas até chegarem à curva do Tietê que dá acesso à Avenida Assis Chateaubriand (pista local).

Com 1,5 km de extensão, o trecho será o mais longo já percorrido pela Fórmula Indy, inclusive mais comprido do que os circuitos ovais, como o de Indianápolis. De acordo com as projeções das equipes, os carros chegarão a 310 km/h. Com o trânsito carregado, a velocidade máxima que alcançamos foi de 20 km/h.

No final da reta, os carros de competição entrarão novamente no Sambódromo até a área de dispersão. Ao todo serão 75 voltas. Para completar, cada uma os pilotos devem levar entre 1min10s e 1min15s. Nós demoramos 10min51s. A cada volta feita pelo G1 eles irão percorrer dez.

Os carros da Fórmula Indy são equipados com motores V8 de 3,5 litros e 650 cavalos, mas neste caso de nada adiantaria a potência, por causa do grande congestionamento. 

Infográfico – G1

Autor: G1