Em sintonia com o mercado

Mauá tem sido pioneira na criação de cursos para atender alguns nichos de mercado 

Atenta aos movimentos do mercado, a Mauá tem investido no desenvolvimento de cursos que possam gerar especialistas em setores que demandam novos talentos. Por isso foram criados alguns dos cursos de pós-graduação e de MBA que a instituição oferece hoje. Entre eles, o curso MBA Engenharia e Negócios do Gás e Petróleo e o de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Gerenciamento de Canteiro de Obras Civis. Ambos refletem a seriedade com que a Mauá encara a formação de seus alunos e busca, continuamente, atualizar-se para as necessidades de um mercado cada dia mais exigente e competitivo. 

O setor de construção civil, por exemplo, em forte expansão e com projeções de crescimento que chegam a mais de 8% para este ano, carece de bons profissionais que tenham domínio em gerenciar canteiro de obras. 

Os cursos de pós-graduação da Mauá foram criados pensando nos profissionais, que buscam a especialização como um diferencial em sua formação ou que precisam atualizar-se com as novas tecnologias e práticas da área. 

Um mercado com grandes oportunidades nas regiões Sudeste e Nordeste e algumas demandas na região Centro Oeste do País. Para Ricardo Leonardi Rovai, coordenador desses novos cursos da Mauá, o País está, sim, numa rota de crescimento que favorece alguns nichos específicos. 

É o caso das áreas atreladas ao setor de Gás e Petróleo, que devem receber um impulso expressivo com a liberação do Pré-Sal. “Isso vai movimentar o mercado e exigir profissionais preparados para atuarem com eficiência nesses segmentos”, observa o professor. Ele também destaca que boa parte dos cursos oferecidos nesse segmento concentram-se no estado do Rio de Janeiro.