Acompanhe o dia a dia das obras na Marginal Tietê

Site da prefeitura disponibiliza andamento das obras

Em março de 2010 estarão prontas as pistas adicionais, de 23 km cada uma, da Marginal do Tietê. Em cada sentido haverá 3 novas faixas. E em outubro de 2010 serão entregues também 3 novas pontes e 3 viadutos. Com a ampliação espera-se uma redução no tempo das viagens pela via expressa em 33%. A Marginal é hoje a mais movimentada via expressa do país (e uma das mais movimentadas do mundo). Seis por cento de toda a carga do país passa por suas faixas, diariamente.

O empreendimento custará 1,3 bilhão de reais, dos quais cerca de R$ 200 milhões serão investidos pelos consórcios que administram as rodovias Anhanguera e Bandeirantes e Ayrton Senna e Carvalho Pinto.

Além da diminuição dos congestionamentos, a Nova Marginal vai gerar economia estimada em 1,5 milhão de litros de combustível por ano, com a consequente redução da emissão de poluentes. E os motoristas ficarão 1,7 milhão de horas a menos na via por ano.

Outro benefício trazido à população de São Paulo pela Nova Marginal é o plantio de 150 mil novas árvores, como compensação ambiental. Distribuídas pela própria marginal, bairros vizinhos e Parque da Várzea do Tietê, as árvores ajudarão a absorver carbono, contribuindo para reduzir os danos do aquecimento global.

Autor: Instituto de Engenharia