Início Notícias Prefeitura de São Paulo lança edital para projeto de engenharia de monotrilho

Prefeitura de São Paulo lança edital para projeto de engenharia de monotrilho

Sistema terá 34 km extensão e ligará os bairros Vila Olímpia e Vila Sônia, na zona Sul da cidade

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciou a construção de trecho de 34 km para a implantação de monotrilhos na zona Sul da cidade para ligar os bairros Vila Olímpia e Vila Sônia. A licitação para elaboração do projeto básico das obras civis e sistemas de infraestrutura necessárias já foi lançada.

O monotrilho será implantado em três trechos. O primeiro iniciará no terminal Jardim Ângela indo até o terminal Santo Amaro, com 11 km de extensão, e seguirá o traçado alternativo do atual corredor de ônibus da Estrada M'Boi Mirim. A conclusão dessa etapa está prevista para 2012. Posteriormente, essa linha seguirá até Vila Olímpia, terminando próxima da estação Vila Olímpia da CPTM (Companhia do Metropolitano de São Paulo). O terceiro trecho, por fim, partirá também do terminal Jardim Ângela e seguirá até a Vila Sônia passando pelo Capão Redondo e integrando o monotrilho com a linha 4 do Metrô.

A licitação de número 004/2009, referente ao projeto básico de engenharia, já pode ser acessada no site da SPtrans. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, ainda não há data prevista para a licitação das obras do primeiro trecho do monotrilho.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o monotrilho tem o objetivo de ampliar a capacidade do sistema municipal de transporte coletivo sem sofrer interferências do trânsito. Cada trem do sistema implantado em São Paulo terá capacidade para circular com até 6 vagões, em intervalos de aproximadamente um minuto e meio, podendo transportar mais de 30 mil passageiros por hora.

O monotrilho também será utilizado pelo Companhia do Metropolitano de São Paulo para a extensão da Linha 2 – Verde do Metrô.

Autor: PINIWeb

X
X
X
X
X