Engenheiros criaram um carrossel para solucionar desnível entre canais

As duas principais cidades da costa da Escócia são Glasgow e Edimburgo, uma no leste do país, a outra no oeste. Foram construídos dois canais de navegação conectando os portos dessas cidades ao interior do país, mas a conexão entre eles não era possível porque havia um desnível de 25 metros no ponto de encontro. 

Para solucionar o problema ,engenheiros criaram obras espectaculares para interligar estes dois canais através de um sistema de11 comportas e 1 torre rotacional. Em 1963 começou a construção desta obra, que mais não é que um carrossel de água enorme.

Apenas em 2002, o carrosel foi inaugurado e tornou-se um dos símbolos da Escócia. O circuito é o único transportador rotacional de barcos em todo o mundo em dois braços e cada braço forma um tipo de tina cheia de água.

Os barcos entram nas tinas e o carrossel inicia o movimento de rotação de 180º. Cada tina tem 24 metros de comprimento e permite a movimentação de barcos com um peso até 300 toneladas. O tempo de duração de cada manobra, desde a entrada dos barcos, rotação e saída dos barcos, é de 15 minutos.

Clique no arquivo abaixo e veja as imagens.
arqnot2625.pps

Autor: Portal Onne