Semana de Engenharia da FEI reunirá palestras, mini-cursos e concurso para os estudantes

Reunir num único local informações e experiências sobre o campo da Engenharia é o objetivo da I Semana de Engenharia, que o Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) realiza de 26 a 30 de outubro, das 9h às 21h30, no campus São Bernardo. O encontro vem com palestras, workshops, mini-cursos, concurso e visitas a laboratórios e é destinado a cerca de 7 mil alunos dos cursos de Engenharia de Automação e Controle, Civil, Elétrica, Materiais, Mecânica, Produção, Química e Têxtil da FEI. Entre os destaques da programação estão o Concurso Travessia, que premiará a ponte mais resistente construída com palitos de sorvete, e palestras especiais.

As palestras vão abordar temas como Tecnologia e Conhecimento como Diferencial Competitivo, com Silvio Bauco, gerente de processos da empresa Sandvik Coromant, Sistemas de Aquecimento de Água Tecnologia e Instalação, com Edson Aquihiro Suguino, supervisor de treinamento, da Lorenzetti, Mercado de Trabalho para Engenheiros Químicos, com Fábio Richetti, .gerente de projetos para melhoria de Supply Chain, da Dow Química, e Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista, com Silvio José Rosa, gerente de projetos da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), entre outros.

Já na área de workshops e mini-cursos, os alunos terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre Química Forense, com Alessandra Pereira da Silva, perita criminal, da Polícia Científica; Lógica Fuzzy, com Flávio Cavalcanti, professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); e Aplicações em Excel em Engenharia Química, com o professor da FEI, Luís Novazzi.

Ponte de palitos de sorvete – Durante o concurso Travessia, que acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro, os estudantes da FEI terão de construir um protótipo de uma ponte usando apenas palitos de sorvete e cola, e que esta seja capaz de suportar a maior carga relativa ao próprio peso. Inédito na FEI, o concurso, realizado em diversas universidades do mundo e também do Brasil, contará com a participação de estudantes de todos os cursos, divididos em equipes. “Vencerá o projeto que suportar maior carga em relação ao peso da ponte”, destaca o professor Kurt Amann, coordenador do curso de Engenharia Civil da FEI e coordenador do Concurso Travessia.

Os alunos dos cursos de Ciência da Computação e Administração e 1º e 2º ciclos (básico) de Engenharia disputarão o concurso na categoria ABC. Já os alunos do 3º a 10º ciclos de qualquer área de Engenharia competirão na categoria PRO. Cada equipe terá até quatro componentes.

No segundo dia de competição (28 de outubro), as pontes serão submetidas a testes de resistência. Para isso, a FEI desenvolveu um equipamento inédito para este tipo de competição: o Pondemobilator , um aplicador de carga móvel. O objetivo do concurso é estimular a criatividade por meio de um projeto de arte manual com conceito de engenharia. A Semana de Engenharia da FEI conta com o patrocínio da FIAT e Honda e apoio da Basf/Suvinil e da Henkel.

Autor: Assessoria de imprensa