Participe da visita técnica à Tecsis – referência em energia eólica

A Tecsis – Tecnologia e Sistemas Avançados – empresa brasileira de energia eólica, será a próxima parada do calendário de Visitas Técnicas realizadas pelo Instituto de Engenharia.

A visita à empresa acontecerá no dia 1 de setembro, às 9h. No entanto, a confirmação de depósito para participação deve ser feita até o dia 21 de agosto.

Atualmente, a Tecnis possui oito plantas industriais, todas localizadas em Sorocaba. Nos oito mil metros quadrados de área construída mantém, além da produção, um Centro de Desenvolvimento de Engenharia de Sistemas, com laboratório de pesquisa, ensaios e certificação dos produtos. Voltado particularmente para as áreas de ventilação e energia eólica, esse centro é responsável pelo lançamento de novos produtos e aprimoramento dos existentes.

Sobre a energia eólica 

A energia eólica vem ganhando cada vez mais espaço. Seu preço de hoje já é oito vezes menor que o praticado há alguns anos, e a capacidade de seu maquinário também é muito maior.

No Brasil, a energia eólica é bastante utilizada para o bombeamento de água na irrigação, mas quase não existem usinas eólicas produtoras de energia elétrica. No final de 2007 o Brasil possuía uma capacidade de produção de 247 MW, dos quais 208 MW foram instalados no decorrer de 2006.

O primeiro projeto de geração no Brasil foi desenvolvido em Pernambuco, na ilha de Fernando de Noronha, com a finalidade de garantir energia para a ilha que antes só contava com um gerador movido a diesel.

Investimento
R$ 40,00 para associados do Instituto de Engenharia, e R$70,00 para não associados.
O pagamento poderá ser efetuado por meio de depósito na conta corrente 26.401-7, agência 3740, banco Itaú, ou diretamente na secretaria do Instituto de Engenharia.
Os comprovantes do depósito em conta devem ser enviados para o fax 3466.9232, até o dia 21/8, contendo nome completo e RG.

Autor: Isabel Dianin