Bandeira Científica da USP une engenharia e saúde em prol de comunidades carentes

Estudantes da Escola Politécnica apresentarão uma palestra no Instituto de Engenharia sobre o projeto Bandeira Científica, dia 18 de agosto, às 19h30. Atividade de extensão da USP, o projeto visa promover saúde básica e sustentabilidade em municípios carentes brasileiros com envolvimento de estudantes de engenharias Civil, Agronômica e Gestão Ambiental – Esalq –, Medicina, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia e Comunicação. 

Os estudantes Bruno Martins de Camargo, Rafael Stucchi da Silva e Rodrigo Polizio explicarão o projeto Bandeira Científica cujo ponto alto é a escolha de uma cidade diferente a cada ano e a realização de uma expedição a esse município. A expedição- que ocorre em dezembro e é totalmente organizada por alunos – realiza atividades como palestras, acompanhamento de visitas domiciliares, atendimento médico, levantamento da situação da infraestrutura das escolas na região, planejamento urbano da cidade e a análise da situação de saneamento básico, bem como o desenvolvimento de oficinas de construção de dispositivos nesse foco. 

Sempre que possível, procura-se estabelecer parcerias com instituições de ensino superior locais, como forma de entender melhor a realidade da região visitada e estabelecer uma maneira de executar ações de longo prazo.
A participação da equipe de Engenharia Civil e Ambiental se dá tanto pela elaboração de diretrizes em relação a projetos futuros de infraestrutura como a implantação de soluções de engenharia simples e de baixo custo para os problemas identificados, com a meta de contribuir com o desenvolvimento sustentável da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população.

Autor: Instituto de Engenharia