Urbanização de favelas

Oferecer subsídios a formuladores de políticas e programas relacionados à urbanização de favelas, assim como a planejadores, projetistas e executores de empreendimentos dessa natureza é o objetivo do livro Urbanização de favelas: procedimentos de gestão, que acaba de ser lançado pelo Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare). 

Disponível para download gratuito na internet, a publicação é resultado do projeto “Manual de Qualificação de Assentamentos Urbanos Degradados”, que permitiu a identificação, o registro e a avaliação de experiências de recuperação de favelas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. 

O trabalho foi realizado por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Universidade Católica de Salvador, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

A partir de conhecimentos adquiridos em estudos de caso, a publicação traz análises e recomendações que buscam proporcionar maior qualidade e eficiência em empreendimentos direcionados à urbanização de assentamentos degradados. 

São abordados assuntos como a escolha das favelas para intervenção, levantamento de dados (físico, jurídico e socioeconômico), financiamento de programas de urbanização e aspectos sobre licenciamento e regularização, além de alertar sobre a falta de documentação e registros dos recursos investidos em programas do gênero. 

Mais informações: www.habitare.org.br

Autor: Agência FAPESP