Energia está garantida por até 5 anos, afirma Operador do Sistema

Segundo o Plano da Operação Energética de 2009 (PEN 2009), realizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), o País viverá uma situação confortável no atendimento ao mercado de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN), pelos próximos cinco anos. Os estudos indicam que entre maio de 2009 e dezembro de 2013, o suprimento considerado ideal pelo Conselho Nacional de Política Energética CNPE (riscos de déficit de até 5%) está garantido e será atendido com folga em todas as regiões.

O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, apontou a combinação entre a queda da carga, os elevados níveis dos reservatórios e considerando as condições favoráveis de afluência recentes como os fatores que levam o Brasil a apresentar uma situação boa, com os riscos de déficit baixos. Na avaliação do ONS esse cenário favorável de atendimento se deve, principalmente, oferta agregada pelos leilões de energia nova e de linhas de transmissão, que vem sendo realizados desde 2005.

Neste período, já foram realizados nove leilões de energia nova (cujos empreendimentos devem entrar em operação a partir de 2013), um de fontes alternativas e um de reserva (capacidade de geração a ser contratada caso necessário), além disso, ano passado ocorreu oa licitação para as usinas de Santo Antônio e Jirau, ambas no Rio Madeira com mais de 6 mil MW de capacidade instalada. Também foram incluídas as pequenas usinas hidráulicas e térmicas autorizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e os empreendimentos do Programa de Incentivo s Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).

Com isso, o estudo prevê que nos próximos cinco anos, devem ser implementados cerca de 26 mil MW em energia nova, aumentando a potência instalada do sistema em 28%, para chegar em 2013 com 126,7 mil MW de capacidade instalada.

Mesmo com o perfil da expansão da oferta sendo de predominância térmica, com cerca de 70% da energia nova vindas de usinas movidas a carvão, gás e óleo, o estudo mostra que a hidroeletricidade continuará sendo a principal fonte de produção de energia elétrica do país, com a previsão de gerar mais de 87 mil MW até 2013, o que representará cerca de 70% da capacidade do SIN.

O ONS recomenda ainda que sejam desenvolvidos estudos para ampliar a interligação Norte-Sul e a capacidade de exportação de energia da região Nordeste devido à concentração da oferta termoelétrica a óleo nessa região que ao lado do carvão é a mais poluidora fonte.

Autor: DCI