Iluminando lojas com LEDs de última geração

Os LEDs, ou diodos emissores de luz, foram descobertos na década de 1950 e começaram a ter aplicações comerciais já nos anos 60. Quatro décadas depois, os LEDs estão passando por avanços tecnológicos que podem revolucionar o conceito de iluminação comercial. Novos sistemas permitirão o uso dos LEDs em iluminação geral e de grande porte, e não apenas em sinais luminosos e placares.

Os chamados “solid-state LEDs” estão sendo testados por universidades e empresas nos EUA, com resultados muito satisfatórios. Estudos feito pelo Lighting Research Center (LRC, veja http://www.lrc.rpi.edu) indicam que o uso de LEDs na iluminação comercial pode representar uma economia de 30% a 50% no gasto com energia, e o uso criativo das luzes pode atrair o consumidor.

Segundo Dan Frering, pesquisador do LRC, as lojas geralmente usam uma grande quantidade de lâmpadas comuns (de alto consumo) para iluminar as mercadorias, atrair a atenção dos fregueses e até para criar “assinaturas visuais” para o estabelecimento. Essas técnicas cumprem seus objetivos, mas como as lâmpadas ficam ligadas por muitas horas diárias, a conta pode ficar bem salgada. Segundo o Departamento de Energia dos EUA, a iluminação é a maior despesa dos varejistas, chegando a 37% do gasto total de energia elétrica nos edifícios comerciais do país. O estudo do LRC pode ser visto em PDF aqui: http://www.lrc.rpi.edu/programs/solidstate/pdf/ssl-brochure-2007.pdf (em inglês).

Os novos LEDs podem ser a solução para esse problema. Durante muitos anos, os LEDs só estavam disponíveis em poucas cores e com baixa intensidade luminosa. Os novos avanços tecnológicos permitem uma ampla paleta de cores e uma capacidade luminosa muito maior. Acima de tudo, a iluminação com LEDs representa uma grande economia: além de consumirem muito menos que lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, os LEDs têm vida útil de até 50.000 horas, ou 40 vezes a duração de uma lâmpada incandescente comum.

O Departamento de Água e Luz de Los Angeles (LADWP) patrocinou recentemente um estudo do LRC para determinar se o uso de LEDs em vitrines de lojas atrairia o interesse dos consumidores e reduziria o consumo de energia, sem reduzir as vendas. Os pesquisadores do laboratório instalaram luminárias de LEDs em três lojas de uma rede de roupas populares em shopping centers de Los Angeles. Para o teste, as lâmpadas fluorescentes foram removidas e foi reduzido o número e a wattagem dos spots com lâmpadas halógenas. Foram criados painéis de LEDs coloridos ao redor e acima das mercadorias, para criar pontos de interesse. Os pesquisadores testaram vários designs de iluminação em um período de oito semanas, e entrevistaram os fregueses a respeito das características da iluminação, como visibilidade e atração para o olhar. Os testes foram feitos apenas nas vitrines, a iluminação interna das lojas permaneceu inalterada.

Depois de 8 semanas e 700 entrevistas, os resultados indicaram que a iluminação com LEDs coloridos foi um sucesso entre os consumidores. Segundo Dan Frering, a iluminação foi desenhada para criar impacto e contraste com cores, e não com alta intensidade luminosa. Os consumidores aprovaram o sistema, que usava 30 menos energia elétrica que o sistema comum. De acordo com a pesquisa do Lighting Research Center, 74% dos compradores acharam a nova iluminação atraente, e 84% consideraram a iluminação com LEDs visualmente interessante. E 91% dos entrevistados disseram que a troca dos spots por LEDs não prejudicou a visibilidades das roupas nos manequins.

Os dados da pesquisa mostraram ainda que não houve mudança significativa nas vendas das três lojas durante o período de testes, mesmo com 50% de queda no consumo de energia elétrica. As vendas foram similares ao volume registrado no mesmo período do ano anterior, e com outras lojas da rede no mesmo período.

Em Eschenbach, na Suíça, o supermercado Migros é o primeiro estabelecimento comercial a migrar para a iluminação feita totalmente com LEDs. O projeto trocou todas as lâmpadas da loja por LEDs coloridos de alto brilho, incluindo dentro das geladeiras, acima dos corredores e como spots para destacar ofertas e mercadorias especiais. O Migros espera que seu consumo de energia caia até 80%, incluindo a redução do consumo do ar-condicionado. Segundo a rede, a opção é ecológica, além de econômica. Os LEDs podem durar mais de 15 anos, e não usam mercúrio ou chumbo em sua fabricação. Há ainda uma outra vantagem: a luz emitida pelos LEDs não emite raios ultravioleta ou infravermelhos, reduzindo o dano sobre os alimentos expostos. O projeto foi realizado pela Osram, a divisão de iluminação da Philips (http://www.osram-os.com/showroom/projekte.php?lan=eng&p_id=96&id=9)

Autor: Envolverde