Embraer inicia construção de nova instalação em Portugal

Cidade de Évora dá boas-vindas à Embraer para a produção de componentes em materiais compósitos.

A Embraer anunciou no dia 26 de julho (domingo). o início da construção da sua nova unidade industrial na cidade de Évora, em Portugal. Participaram do evento o primeiro- ministro de Portugal, José Sócrates, e o diretor-presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, juntamente com o Prefeito de Évora e outros representantes do Governo português.

A nova instalação de 15 mil metros quadrados, cuja construção está prevista para ser concluída até o fim de 2011, produzirá estruturas complexas de aeronaves e componentes em compósitos. “O início das obras de construção da nova unidade representa um marco para a Embraer na expansão da sua presença global”, afirmou Frederico Fleury Curado, diretor-presidente da Embraer. “Este é um passo estratégico para a melhoria da produtividade e competitividade da nossa Empresa. Estamos honrados e orgulhosos por reforçar nosso relacionamento com Portugal e, mais amplamente, com a Europa, um dos nossos maiores e mais importantes mercados.”

A nova fábrica de produção de materiais compósitos contará com processos de produção de última geração e seguirá os conceitos de manufatura enxuta (lean manufacturing) da Companhia. No intuito de manter e desenvolver ainda mais as competências dos seus centros de excelência, a Embraer tem mantido contato com organizações locais, incluindo potenciais fornecedores, centros de pesquisa e universidades.

O investimento total estimado para a instalação é de € 48 milhões, montante que está totalmente incluído no planejamento e orçamento de longo prazo da Embraer e é consistente com as projeções econômicas e financeiras da Companhia.

“Temos o orgulho de celebrar hoje este marco para Portugal, que representa mais um passo na consolidação do cluster aeronáutico nacional”, disse José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal. “A expansão da Embraer no nosso país representará um importante impulso para o desenvolvimento econômico de Évora e da região, demonstrando a competência da nossa mão-de-obra e a capacidade do nosso país em participar numa indústria tão seletiva e exigente.”

Perfil da Évora – Évora é a capital da região do Alentejo (130 km ao sul de Lisboa), em Portugal, e desempenha um importante papel como centro agrícola e de serviços. A cidade é sede de várias instituições importantes para a região, como a Universidade Estadual de Évora e o hospital distrital.

Recentemente, Évora incentivou o desenvolvimento do setor aeroespacial, criando um novo Parque da Indústria Aeronáutica com 877 mil metros quadrados de área, localizado próximo ao aeroporto municipal. A Embraer será a primeira empresa a investir no empreendimento. Devido ao centro histórico bem preservado da cidade, que ainda é parcialmente cercado por muralhas medievais, e a um grande número de monumentos de diferentes épocas, incluindo um templo romano, Évora é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Perfil: A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. – NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva e Defesa. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de junho de 2009, a Embraer contava com 17.237 empregados – número que não inclui empregados de suas subsidiárias não-integrais OGMA e HEAI – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 19,8 bilhões.| www.embraer.com.br

Autor: Portal Fator Brasil