Biocombustível: Embrapa visita universidades inglesas

Qualificação de pesquisadores em biocombustíveis de segunda geração será discutido nos próximos dias entre Brasil e Inglaterra.

Instituições britânicas recebem visita de pesquisadores da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para articular a implementação do projeto “Inglaterra-Brasil: pesquisa com biocombustíveis de segunda geração”, financiado pelo Department for Environment, Food and Rural Affairs (DEFRA) do Reino Unido.

O projeto, que será executado em um período de dois anos, visa estreitar o relacionamento profissional e viabilizar a construção de uma rede de pesquisa entre Reino Unido e Brasil, com foco em biocombustíveis de segunda geração. Aprovado, em abril deste ano, com custo valor total de 300 mil libras esterlinas, em torno de um milhão de reais, envolve o envio de até 15 pesquisadores da Embrapa e do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) para a Inglaterra, por período de 6 meses, visando a realização de pesquisa.

O Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, Esdras Sundfeld e Luis Fernando Vieira, pesquisador do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa estarão representando a Empresa. Até o dia 30 deste mês, os pesquisadores visitam o Instituto de Pesquisa de Rothamsted e as Universidades de Cambridge, de Nottingham e de York.

A articulação do projeto abrange conhecer a infra-estrutura, programa de pesquisa e corpo técnico dessas instituições. Outro objetivo é verificar os projetos em andamento e respectivos cronogramas físicos de execução para estabelecer as oportunidades para envio dos pesquisadores brasileiros. Os representantes da Embrapa também irão contactar com agentes governamentais britânicos envolvidos, para tratar de assuntos relevantes na execução das atividades propostas.

O principal resultado esperado desta missão, reforça o Chefe de Pesquisa, é o plano de ação para implementação do projeto que deverá estreitar o relacionamento profissional e dar oportunidade de treinamento e atualização de pesquisadores brasileiros em Instituições de excelência do Reino Unido. “Está oportunidade irá promover a construção de uma rede e ampliação dos trabalhos de cooperação em pesquisa e desenvolvimento entre a Inglaterra e o Brasil” constata Sundfeld. [Internet: www.cnpae.embrapa.br]

Autor: Portal Fator Brasil