Brasil pode ter primeira usina de geração flex do mundo

Conversão de turbina faz com que energia possa ser gerada com gás ou etanol

A termelétrica Juiz de Fora (MG) deve se tornar em breve a primeira usina do mundo a funcionar utlizando etanol. Assim como um carro “flex”, a geradora poderá funcionar tanto com gás natural quanto com o álcool. A adaptação da planta começou no mês de abril e deve entrar em teste a partir de dezembro. 

O projeto, da Petrobrás, consiste em converter uma das duas turbinas da usina de 87MW de capacidade instalada. Serão trocados os queimadores da turbina, instalados equipamentos como tanques, bombas e filtros, e ajustados os sistemas que permitem recebimento, armazenamento e movimentação do etanol. 

Em uma usina termelétrica tradicional, o gás chega por tubos, vai para a turbina e é queimado. Na “flex”, o álcool chega por transporte de caminhões e é armazenado em tanques, de onde são bombeados para a turbina. 

O investimento da companhia é de R$11 milhões, e os testes devem durar dois meses. Com o projeto, a empresa espera levar mais confiabilidade e segurança energética ao sistema, já que duas fontes de energia dão flexibilidade de preço e demanda para cada situação.

Autor: Jornal da Energia