Como usar o bambu de maneira sustentável

Programação do Puroritmo prevê a realização de oficinas temáticas e ecologicamente sustentáveis. Evento acontece, pelo segundo ano consecutivo, no Jardim Botânico de Brasília, nos dias 22 e 23 de agosto.

Vem aí, nos dias 22 e 23 de agosto, no Jardim Botânico de Brasília, a 12ª edição do Puroritmo – Festival da Cultura Consciente, primeiro evento do gênero no país. Com expectativa de reunir um público de cinco mil pessoas, o festival promove a ecologia, a cultura, o consumo consciente, a arte, a ecogastronomia e informações sobre tendências na área de sustentabilidade e permacultura.

Umas das principais atrações do evento são as oficinas e o curso oferecidos ao público. Iniciando a programação do Festival, o Curso Intensivo de Estruturas de Bambu acontece nos dias 8 e 9 de agosto, permitindo aos alunos conhecerem a biologia da planta, as espécies mais usadas, as formas de plantio, colheita e tratamento, as bioconstruções, o cortes e encaixes, as ferramentas e as possibilidades de design orgânico.

À frente do curso está o permacultor e arquiteto Guilhermo Gayo, fundador do Takyuara Renda – El Mundo del Bambu, Centro de Referência em Permancultura do Paraguay.
Os interessados podem fazer a inscrição no site do festival (www.puroritmo.org.br). O horário do curso será das 9h às 17h e o investimento será de R$ 350,00. Informações pelo telefone (61) 8117-8356 ou pelo email [email protected].

Perfil do Puroritmo – O Puroritmo compõe a vanguarda do movimento de transição por um mundo responsável social e ambientalmente. Evento pioneiro no Brasil, realiza ações ambientais e culturais sustentáveis, promove práticas ecológicas para a formação de uma nova consciência baseada na responsabilidade socioambiental de pessoas e organizações. Reunindo pessoas de diversas áreas de atuação, o projeto aborda propostas de ações humanas sustentáveis como a Permacultura, a Agroecologia, o Consumo Consciente e o Empreendedorismo Social. Traz a proposta cultural da diversidade e da fusão das origens artísticas, musicais e alimentares brasileiras com as manifestações contemporâneas globais. O Puroritmo foi criado para valorizar o senso de pertencimento à natureza e cuidado com a vida. Representando uma Nova Visão de interatividade sócio-cultural-ambiental, o Puroritmo tem o objetivo de incentivar, fortalecer e ampliar ações, projetos, empreendimentos sustentáveis e artístico-sociais, fomentar redes, organizações e educação para o Consumo Consciente e demais Práticas Sustentáveis.

Guilhermo Gayo – Permacultor, arquiteto e referência Internacional em Bioconstruções com Bambu, Guilerme Gayoé fundador do Takyuara Renda, El mundo del Bambu, Centro de Referência em Permacultura do Paraguai, onde desenvolve os conceitos de design orgânico desde 2001. Procura posicionar a Permacultura com ênfase no uso do bambu nos níveis de impacto positivo social, econômico e ambiental, por meio de projetos e consultorias. Já ministrou cursos no Instituto Gaia, IPEC, IPEP, IPEMA, (Centros e Institutos brasileiros) além de ter elaborado projetos como o de Aproveitamento Sustentável do Bambu no Estado de Paraná, Projeto de recuperação da cultura Ava Guarani em Canindeju, Paraguai , entre diversos outros projetos deste segmento. É formado em arquitetura há mais de 30 anos. 

Curso Intensivo de Estruturas de Bambu, dias 8 e 9 de agosto de 2009, das 9h às 17h, no Jardim Botânico de Brasília (SMDB Conjunto 12 Lago Sul), R$ 350, promoção do Puroritmo – Festival da Cultura Conscient | Inscrições: www.puroritmo.org.br | Informações: [email protected] / (61) 8117-8356.

Autor: Portal Fator Brasil