olaboração entre GE e Instituto de Arte dos EUA revela o futuro da tecnologia de OLED flexíveis, com espessura de uma folha de papel

O contínuo desenvolvimento da GE no campo das revolucionárias e energéticamente eficientes fontes luminosas do futuro – diodos orgânicos emissores de luz (OLEDs) flexíveis e da espessura de uma folha de papel —, assim como sua colaboração com os estudantes de desenho industrial do Cleveland Institute of Art (CIA) nos Estados Unidos, mostram que no futuro, praticamente não haverá limite para o design e as novas aplicações da iluminação

“Os OLEDs prometem ser a nova grande tecnologia em iluminação para uso comercial e residencial”, assegurou John Strainic, gerente-geral de produtos globais de iluminação da GE Consumer & Industrial. “Muitas destas possíveis aplicações concebidas pelos estudantes do CIA correspondem, na maioria, ao que os designers de iluminação, arquitetos e outros criadores de ideias desejem atingir com os OLEDs”.

A GE propôs um desafio aos estudantes para conceituar desenhos capazes de aproveitar duas características- chave que se espera dos OLEDs GE já comercializados: flexibilidade e mínima espessura, quando comparados com as rígidas formas de vidro que outras companhias têm adotado.

Iluminação oculta para prateleiras e vitrines de lojas, anúncios luminosos flexíveis para uso publicitário, escadas com luz própria para arquitetos, papel de parede iluminado para decoração e vestuário iluminado para pessoal de serviços de emergência são somente algumas das aplicações reais que os estudantes do CIA idealizaram para a GE. As propostas imaginativas dos alunos podem ser apreciadas em um vídeo apresentado pela GE durante a exposição LightFair International 2009, uma feira global da indústria da iluminação realizada na cidade de Nova York no mês de maio passado.

. [ O video pode ser visto no seguinte endereço da Internet: http://www.YouTube.com/GELightingFuture | http://www.youtube.com/watch?v=TYwgjEYzBH4&feature=channel_page].

Os estudantes do CIA apresentaram centenas de novos conceitos, muitos dos quais estão sendo analisados pela gerência de produtos e por pesquisadores nas instalações da empresa, situadas em Nela Park, Cleveland, e no Centro de Pesquisas Global de Niskayuna, em Nova York. A GE planeja introduzir no mercado comercial seus primeiros produtos OLED no final de 2010 ou início de 2011.

Os estudantes dão forma ao futuro da iluminação – Trabalhando em conjunto com Douglas Paige, professor associado de desenho industrial do CIA, e um grupo de estudantes de um “Centro de Desenhos Futuristas”, a GE conduziu uma série de “idealização de desenhos” ou seja, sessões de geração de idéias, onde foi pedido aos alunos que desenvolvessem aplicações que utilizassem a tecnologia OLED e que pudessem ser fabricadas no mundo real.

O primeiro semestre de aulas deu ênfase à pesquisa e concepção de ideias e conceitos, e o segundo semestre continuou onde o primeiro semestre havia terminado, passando às fases de aperfeiçoamento, modelagem e fabricação dos protótipos, asssim como à elaboração de recomendações para os produtos finais.

Matthew Beckwith, designer residente do CIA, afirmou que grande parte do processo de entendimento das necessidades e desafios do cliente consiste em observar o mundo real, o que já foi feito e o que foi bem-sucedido. “É muito importante conseguir que os alunos concebam rápidamente ideias relevantes”, disse ele.

Beckwith assegurou que a equipe da GE, liderada por Jason Raak, gerente de marketing do programa OLED da empresa, instigou os estudantes, em primeiro lugar, a pensar livremente, a não impor limites à concepção, e a não se preocupar com a viabilidade do projeto. Beckwith frisou que “o nosso foco permite que no início surjam grandes ideias, aparentemente disparatadas, antes que a classe mude seu objetivo e comece a canalizar toda esta criatividade na direção de uma solução que seja relevante para um cliente e finalmente, para o consumidor”.

“Ano após ano, um dos objetivos primordiais das aulas é reunir nossos alunos de desenho industrial com peritos de companhias da mesma área”, declarou Paige. “Nosso trabalho em conjunto com a GE foi um casamento perfeito”.

Cleveland Institute of Art – Fundado em 1882, o Cleveland Institute of Art é uma institução independente de educação superior especializada em arte e desenho, comprometida com a liderança no ensino de todas as manifestações das artes visuais. O instituto faz contribuições permanentes à educação levando seus programas ao público em geral através de exposições em galerias, conferências, um programa de educação contínua e da Cinemateca do Cleveland Institute of Art, que oferece uma programação de filmes de arte e independentes. | www.cia.edu.

GE Consumer & Industrial – GE Consumer & Industrial é líder na indústria de aparelhos elétricos e iluminação, bem como equipamentos industriais integrados, sistemas e serviços. Como fornecedor de soluções comerciais, industriais e residenciais em mais de 100 países, GE Consumer & Industrial utiliza tecnologias inovadoras, como a ecomaginationSM, uma iniciativa da GE que busca trazer ao mercado novas tecnologias capazes de ajudar clientes e consumidores a cumprir com os urgentes desafios ambientais da atualidade, ao mesmo tempo em que oferece comforto, conveniência, proteção e controles elétricos.

GE Consumer & Industrial na América Latina e Caribe – A GE Consumer & Industrial é formada por duas unidades operacionais – Appliances e Lighting & Industrial. A empresa emprega 1.500 funcionários, e seus produtos estão presentes em 25 países e territórios da América Latina e do Caribe. A unidade Lighting & Industrial dedica-se à fabricação e comercialização dos sistemas de iluminação e equipamentos de distribuição elétrica integrada da GE, sistemas e prestação de serviços para indústrias vitais, incluindo as áreas de mineração, petróleo e gás, turismo, vendas a varejo, residências e construção civil.

Em nivel global, GE Consumer & Industrial está compuesta por dos unidades operativas: Appliances e Lighting & Industrial. La compañía tiene 3,000 empleados e sus productos tienen presencia em 25 países e territorios de Latinoamérica e el Caribe. El negocio de Lighting & Industrial de la compañía se dedica a la fabricação e comercialização de los equipos, sistemas e servicios de iluminação e distribução eléctrica integrada de GE que brindan apoyo a las industrias de mayor importancia em la región, entre las que se destacan las de minería, gas e petróleo, hotelería, ventas minoristas e construcção residencial e comercial. em el 2008, GE C&I Latinoamérica lanzó 350 nuevos productos e planea mantener umritmo similar em 2009.

A GE é uma empresa global diversificada de infraestrutura, finanças e de comunicação, criada para atender as necessidades mundiais essenciais. Desde o fornecimento de energia, água, transporte e saúde até o acesso a capital e informação, GE serve clientes em mais de 100 países e emprega mais de 300 mil pessoas em todo o mundo. | http://www.ge.com.

Autor: Portal Fator Brasil