Autoridades aprovam venda de terminal ao Grupo Libra

O Grupo Libra deve fechar a qualquer momento a compra do Terminal-33, do Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá(Teag), na Margem Direita do Porto de Santos. A instalação explora uma área de 33 mil metros quadrados, vizinha às unidades da Libra no complexo marítimo. Na reunião da última sexta-feira, o Conselho de Administração da Codesp homologou a mudança de titularidade do arrendamento. Conforme apurou A Tribuna, a Libra pagará R$ 65,37 milhões na aquisição.

A conclusão do negócio depende de nova reunião, dessa vez entre Codesp e Libra, para estabelecer as condições contratuais em que a área será transferida. A operadora de contêineres terá que respeitar as cláusulas do documento firmado entre a Autoridade Portuária e o Teag, entre as quais aquela que aponta a natureza da carga a ser movimentada. A tendência natural é que parte da área atualmente ocupada por armazéns dê lugar a um pátio para armazenamento de contêineres.

A aquisição permitirá à Libra estender suas áreas de armazenamento de contêineres e de atracação de navios, anexando o T-33 (que ocupa os armazéns 34 interno e 35 externo) ao seu Terminal 35. Atualmente, a principal operação portuária realizada no T-33 é de açúcar em sacas, mercadoria que, segundo a Docas, é considerada carga geral, mesma classificação dos contêineres.

O termo de intenções entre Libra e Teag foi assinado em 3 de outubro do ano passado. O ConselhoAdministrativodeDefesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça, e a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), do Ministério da Fazenda, órgãos responsáveis por verificar se existe prejuízo ao ambiente de concorrência em caso de fusões, aprovaram o negócio”sem restrições”. O processo recebeu também anuênciada Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

MOVIMENTAÇÃO
De janeiro a maio deste ano, a Libra movimentou 269.066 TEUs (unidade equivalente a um contêineres de 20 pés) no Porto de Santos. No complexo, além do Terminal 35, a empresa administra o T-37.

Também nos cinco primeiros meses do ano, o Teag escoou 1,13 milhão de toneladas de açúcar ¬ único produto que opera, sempre no sentido exportação. O grupo controlador do T-33 administra também dois terminais na Margem Esquerda ¬ um deles pertencia à multinacional americana Cargill Agrícola S.A. e terá o contrato temporário de concessão encerrado até o fim do mês.

A Libra informou, por meio desua assessoriade imprensa, que se manifestará em breve a respeito do negócio. A direção do Teag foi procurada, mas não retornou as ligações até o fechamento desta edição.

Autor: A Tribuna de Santos