Febrae faz reunião mensal na sede do IE

No dia 17 de julho, o Instituto de Engenharia foi sede da reunião mensal da Febrae – Federação Brasileira de Associações de Engenheiros. “Gostaria de registrar a acolhida magnífica do IE”, disse o presidente da Febrae, Carlos Roberto dos Santos Moura, em entrevista após a reunião. 

O presidente disse que três deliberações foram decididas. A primeira é a criação de um grupo de estudos para assuntos latino-americano, sob a coordenação de Claudio Dall’Acqua, ex-presidente do Instituto de Engenharia e da Upadi – União Pan-americana de Associações de Engenheiros – para discussão de problemas brasileiros ligado aos países da América Latina, como a soberania e a preservação da Amazônia e os requisitos mínimos de formação profissional para que o engenheiro possa trabalhar em toda a região. 

Aluizio de Barros Fagundes, presidente do Instituto de Engenharia, propôs a realização de um evento, de dois dias, anualmente para avaliar e discutir um assunto de grande interesse da Engenharia e da sociedade. A idéia foi acatada pela diretoria da Febrae, mas ainda não tem uma data definida.
Outro assunto debatido foi o 50º aniversário de Brasília (DF), em que a entidade pretende promover o Congresso Mundial de Cidades Planejadas. Segundo Moura, são 99 cidades planejadas em 26 países. No Brasil, estão na lista Palmas (TO), Goiânia (GO), Brasília (DF), Aracaju (SE), Ariquemes (RO), Maringá (PR), Belo Horizonte (MG), entre outras. 

Sobre a Febrae 

Fundada em 1935, a Febrae congrega 178 associações de engenharia – 60 no Estado de São Paulo, entre elas o Instituto. 

Idealizada por Francisco Saturnino de Brito, a fundação teve a participação, além do Instituto de Engenharia, dos clubes de engenharia do Rio de Janeiro, de Juiz de Fora, de Pernambuco e também das sociedades de engenharia do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

A Febrae tem outro papel importante é também representante dos interesses dos engenheiros brasileiros na Upadi -– e na WFEO/FMOI – Federação Mundial de Organizações de Engenheiros.

Autor: Fernanda Nagatomi