Tubulão a ar comprimido auxilia construção de pontes em Curitiba

Equipamento que lembra um submarino é empregado para auxiliar escavação durante a construção de duas pontes da linha Verde próximas de lençol freático

Tubulões a ar comprimido estão sendo empregados pela prefeitura de Curitiba para auxiliar a construção dos pilares de sustentação de duas pontes da Linha Verde, no trecho entre os bairros Guabirotuba e Prado Velho. O equipamento, que lembra um submarino, exerce uma alta pressão interna para impedir a entrada da água no tubo e permitir a escavação manual em ambiente seco.

“A tecnologia é consagrada quando se precisa fazer a fundação de uma ponte junto a um lençol freático”, explica Wilson Justos, coordenador da Linha Verde. “O ar comprimido serve para modificar a pressão interna do buraco e expulsar a água de dentro do tubo”, completa.
Segundo ele, a tubulação é dividida em dois módulos: em cima, fica a câmara de descompressão e mais abaixo, a câmara de alta pressão, responsável por empurrar a água.

No caso da obra das pontes em Curitiba, o que impossibilitava a escavação do solo era o lençol freático do rio Belém. Por isso, os engenheiros decidiram utilizar as câmaras de ar comprimido, que são colocadas na boca do ponto de perfuração, podendo atingir até 12 metros de profundidade. Tanto para entrar como para sair do tubo, os funcionários devem se alojar na câmara de descompressão até atingir a pressão atmosférica recomendada.

“O tempo de permanência dos operários no tubo é de, no máximo, quatro horas. Mas a obra é feita 24 horas por dia, com as equipes se revezando e sendo acompanhadas por médicos”, explica Justos. De acordo com as normas de trabalho, uma equipe médica deve sempre acompanhar a operação de um tubulão a ar comprimido devido aos riscos que o operário corre submetido às altas pressões.

As duas novas pontes da Linha Verde terão 70 metros de largura, abrindo mais cinco pistas na avenida, no trecho entre o Pinheirinho e o Jardim Botânico. Ao todo, serão 16 pilares construídos, oito para cada ponte. A escavação deverá ser concluída em aproximadamente 40 dias. De acordo com Wilson Justos, as obras estão orçadas em cerca de R$ 5 milhões.

Autor: Piniweb