ISO elabora norma para Gestão de Energia

No Brasil, a Novelis é uma das empresas que integra a comissão da ABNT que está participando da elaboração da norma.

A ISO (International Organization for Standardization) está desenvolvendo uma norma, batizada de ISO 50001, para sistemas de gestão de energia, contribuindo com a conservação de energia e a melhoria da eficiência na indústria. O Brasil, por meio da Comissão de Estudo Especial de Gestão de Energia instalada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), tem participado ativamente, ao lado de 32 outros países, dos trabalhos de elaboração da norma, que tem publicação prevista para o final de 2010.

Esse grupo conta com a participação de representantes de órgãos governamentais, além de entidades de classe e empresas que se destacam na gestão de recursos energéticos, como a Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio.

“O uso racional das matrizes energéticas é uma preocupação recorrente no cenário mundial”, comenta Jorge Brito, representante da Novelis na Comissão e gerente da área de Manutenção e Operação de Energia, Confiabilidade e Engenharia da unidade da empresa em Aratu (BA).
Ele ressalta que a Novelis já adota, desde 2000, programas com foco em gestão de energia em suas quatro unidades – Aratu (BA), Ouro Preto (MG), Pindamonhangaba (SP) e Santo André (SP). A meta da companhia é obter ganhos, até 2014, de 12,7% em eficiência e sustentabilidade energética.

“A implantação da ISO 50001 deve compreender diretrizes sobre como introduzir a gestão de energia no nível corporativo e na rotina das empresas, fornecendo subsídios para mensurar o desempenho de equipamentos e a eficiência de processos”, explica Brito. Ele acrescenta que a norma permitirá ainda que novos projetos sejam implantados já prevendo a eficiência energética, atendendo assim às demandas de todos os segmentos quanto a lucros, custos, segurança, meio ambiente e normas contábeis.

Perfil da Novelis no Brasil (www.novelis.com.br) – A Novelis desenvolve no Brasil atividades de produção de aluminas especiais, alumínio primário, laminação (chapas e folhas) e reciclagem. Surgida após o desmembramento de negócios de laminados de alumínio da Alcan em 2005, a Novelis possui ativos que incluem as unidades de alumínio primário de Aratu (BA) e Ouro Preto (MG), as operações de produtos laminados de Pindamonhangaba e Santo André (SP), além de nove centrais hidrelétricas, todas em Minas Gerais.

Autor: Portal Fator Brasil