O Tubo de Gás em Alumínio Multicamadas

Ao contrário do cobre, na condução do gás (GN ou GLP) o Multicamadas da Emmeti oferece mais segurança contra vazamentos e maior durabilidade, já que dispensa soldas, e a um custo menor!

Dona do já consagrado Tubo de Alumínio Multicamadas (água quente e fria), a empresa italiana Emmeti traz da Europa, lançado a partir da Feicon-Batimat 2009 (São Paulo- 24 a 28 de março), uma grande novidade em instalação/ condução de gás (GN e GLP), o Tubo de Gás em Alumínio Multicamadas. O objetivo é atender a uma crescente necessidade do mercado nacional, com a expansão do uso de gás para aquecimento de água e ambientes, em substituição à energia elétrica, oferecendo uma solução mais moderna, 100% reciclável, eficaz e, detalhe, a um custo menor que os outros produtos disponíveis.

O Tubo para gás da Emmeti é composto de cinco camadas, assim como o Tubo para água (alumínio revestido interna e externamente por polietileno reticulado, um tipo de plástico de engenharia muito resistente, unidos por uma cola especial), só que a camada de alumínio do tubo para gás tem o dobro da espessura da do Tubo para água (0,4 mm contra 0,2 mm), o que garante mais segurança e durabilidade. Outra diferença é que a camada externa do Tubo para gás da Emmeti é amarela, enquanto que a do Tubo para água é branca.

O Tubo Multicamadas Para Gás da Emmeti pode ser usado na condução do gás desde o medidor de entrada da residência ou prédio (botijão ou registro de gás encanado) até o local de consumo, como fogão, aquecedor de água, etc.. Isso porque é maleável, vendido em bobinas de até 100 metros de extensão, o que evita emendas e os problemas que acarretam, como soldas e vazamentos.

Vantagens em relação ao cobre – O diretor comercial da Emmeti Brasil, Marcos Pelizzon, explica que o material mais utilizado no Brasil até agora, para a condução de gás, ainda é o cobre, que quando vendido em barras necessita de solda para emendas (não faz curvas), tornando a instalação vulnerável a vazamentos. Além das perdas, vazamentos de gases podem colocar em risco a segurança dos moradores.

Ainda em comparação ao material mais usado no Brasil, o cobre, o Tubo Multicamadas para Gás da Emmeti é mais barato e 100% reciclável, já que tem como base o alumínio. Além do preço do produto ser menor, a instalação do Tubo Multicamadas para Gás da Emmeti é muito mais rápida. Ao contrário do cobre, o Tubo Multicamadas não oxida nem mesmo em regiões litorâneas.

As vendas do Tubo Multicamadas para Gás da Emmeti serão dirigidas à distribuidoras de Gás e ao consumidor, através de instaladores especializados e lojas de materiais hidráulicos, que buscam a melhor tecnologia aliada ao menor preço.

Certificações – Pelizzon conta que em alguns países da Europa e Estados Unidos o Tubo Multicamadas para Gás da Emmeti já é utilizado, devido à segurança, eficiência e durabilidade amplamente comprovadas. Prova disso é que possui a certificação de conformidade de produto ISO 17.484/1, uma norma americana também aceita pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Além disso, o Tubo, as conexões e válvulas da Emmeti utilizadas na instalação de gás, assim como todos os produtos da empresa, são certificados por normas européias reconhecidas mundialmente por seu rigor. “Considero que o Tubo Multicamadas para Gás da Emmeti pode vir a ser aplicado em redes internas de gás, pois seu processo de fabricação segue normas internacionais, e pilotos de utilização estão em curso para a aprovação final”, considera o engenheiro Carlos A. C. Bratfisch, da Comgás. [www.emmeti.com.br e 0800-7700-383]

Autor: Portal Fator Brasil