Início Notícias Especialista propõe BRT como solução para transporte público na Copa do Mundo...

Especialista propõe BRT como solução para transporte público na Copa do Mundo de 2014

Responsável pelos programas de implantação de sistemas BRT (Bus Rapid Transit) nas cidades-sedes da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o engenheiro Wagner Colombini Martins, presidente da Logit consultoria em supply chain e transportes, vai participar do 22º Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), com o tema principal “Transporte Público na Copa do Mundo”. Na oportunidade, o especialista vai defender a utilização do BRT nas cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O evento acontecerá entre os dias 14 e 16 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). 

Entre os projetos em desenvolvimento na África do Sul, o engenheiro destaca um sistema operacional para a construção de 100 quilômetros de BRT, um dos maiores do mundo, em Johanesburgo, maior cidade sul-africana com mais de cinco milhões de habitantes. “A meta é implantar 100% de sistemas BRT nas cidades que receberão os jogos da Copa na África do Sul”, informa Martins. 

Baseado na experiência que está sendo desenvolvida na África do Sul e adquirida em outros países como Colômbia (Bogotá), México (Guadalajara) e China (Guangzhou), Martins acredita que a implantação de sistemas BRT no Brasil é a melhor alternativa de transporte para as cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. “O BRT é a melhor opção em comparação ao metrô e aos sistemas VLT (veículo leve sobre trilhos), que além de serem mais caros, demandam um tempo maior para a sua implantação”, afirma o engenheiro. 

O consultor ressalta ainda que já existe uma estrutura de transporte por ônibus nas principais cidades brasileiras, corredores exclusivos, por exemplo, fator que pode acelerar ainda mais o processo. “O que precisa ser feito nesses casos é um projeto de modernização e transformação para o BRT, que prevê estações modernas, cobrança externa, intervalos entre os coletivos variando entre 30 e 60 segundos, frota renovada com ônibus articulados e com várias portas, entre outros”, explica Martins. 

O especialista participará do Seminário Nacional NTU no dia 15 de julho no painel “Investimentos em Transporte Público para a Copa do Mundo”, ao lado do arquiteto Jaime Lerner, que implantou o sistema BRT quando foi prefeito de Curitiba (PR), e de Otávio Vieira da Cunha, presidente da NTU. 

. [Seminário Nacional NTU e Feira Transpúblico, de 14 a 16 de julho, 14 de julho – Feira, das 14h30 às 22h ,15 e 16 de julho – Seminário, das 9h30 às 17h; Feira, das 9h às 22h, no Transamérica Expo Center, Avenida Mário Villas Boas Andrade, 387 / Santo Amaro, S. Paulo. Inscrições: por meio do site www.ntu.org.br ].

Autor: Portal Fator Brasil

X
X
X
X
X