Biodiesel: Embrapa Agroenergia em parceria com instituição boliviana

A Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento participa de encontro com o Centro de Investigación Agrícola Tropical, CIAT, de 13 a 16 deste mês, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
O evento tem como objetivo aumentar a cooperação entre as duas instituições, com elaboração da agenda de ações técnicas para implementar ações de trabalho conjunto. Para isso, o pesquisador da Embrapa Agroenergia, José Dilcio Rocha, participará de seminários para representar a empresa e apresentar propostas direcionadas ao biodiesel. 

“Neste encontro, o pinhão manso é a principal matéria prima a ser discutida como fonte de energia”. O CIAT será integrado na Rede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Jatropha Curcas L. para produção de biodiesel na América Latina e Caribe – Rede Jatropha LAC. Os pesquisadores do Centro também têm interesse no babaçu como fonte de óleo e biomassa sólida. Outro tópico que estará em pauta é o processo industrial da produção do biodiesel. Além disso, será possível a análise da instalação da planta de transexterificação, adiantou o pesquisador. De acordo com Dílcio, na oportunidade a empresa poderá contribuir para atender as necessidades tecnológicas do CIAT para produção de biodiesel. 

O primeiro dia está reservado para apresentação do projeto do centro boliviano. No segundo, a agenda é composta por reunião com setores industriais, além de uma visita à planta agroindustrial. Já na quarta-feira, os pesquisadores irão conhecer a planta de etanol e produção de óleo. O último dia de encontro é voltado aos cultivos de oleaginosas. 

As reuniões são desdobramentos do último encontro realizado nos dias 7 e 8 de março deste ano, na Embrapa Pantanal, em Corumbá/MS. Neste encontro, foram realizados workshops para elaboração de agenda de intercâmbio técnico-científico, entre as duas empresas. | www.cnpae.embrapa.br

Autor: Portal Fator Brasil