Entidades setoriais e ABNT se unem para criar normativa para o BIM

Building Information Modeling terá procedimentos baseados em normas ISO, assim como a normativa de coordenação modular, para atender demanda do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) elegerá no dia 16 de julho o coordenador técnico da comissão de estudo responsável pela elaboração de uma norma técnica para o BIM (Building Information Modeling), ou Modelagem de Informações para a Construção. A tecnologia permite organizar, em um mesmo arquivo eletrônico, um banco de dados de toda a obra, ace 

Assim como a normativa de coordenação modular, a do BIM é uma demanda do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). “Na verdade, a proposta é fazer uma adaptação das normas ISO 12006-2:2001 e ISO 12006-3:2007 para a realidade brasileira”, explica Miriam Addor, arquiteta que representou a AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) na primeira reunião do comissão, realizada no dia 25 de junho. As duas normas tratam, respectivamente, sobre a classificação e os conceitos relacionados ao BIM. 

De acordo com Henrique Cambiaghi, arquiteto do Conselho Deliberativo da AsBEA, diversas entidades estão envolvidas na elaboração da norma. “Existe um grupo especial na AsBEA e também em órgãos como a Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e o SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), que estudam o assunto. Os associados de cada entidade que já trabalham com o BIM ajudam a mostrar quais são as dificuldades e os gargalhos do sistema no Brasil”, explica. 

Por enquanto, ainda não se tem uma perspectiva de quando a norma deverá ser concluída. No dia 16 de julho, será determinada a programação de trabalho e o respectivo cronograma, além da definição do coordenador e o secretário da comissão. “A partir desse encontro é que vão começar de vez o desenvolvimento da norma técnica”, acredita Cambiaghi.

Autor: Assessoria de imprensa