ABNT reativa comissão de estudo para criar nova norma de coordenação modular para edificações

Comitê Brasileiro de Construção Civil vai preparar normativa única sobre o tema baseado em seis normas internacionais. Documento deve ficar pronto em até um ano 

O CB-02 (Comitê Brasileiro de Construção Civil) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) reativou a Comissão de Estudo de Coordenação Modular para Edificações visando à criação de uma nova norma. A perspectiva é de que a normativa esteja pronta em, no máximo, um ano. 

“O indutor para a reativação da comissão foi o programa “Minha Casa, Minha Vida”, que demandará a construção de uma grande quantidade de habitações populares”, afirma Carlos Alberto Borges, superintendente do CB-02 da ABNT. Segundo ele, a norma foi considerada prioridade pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) do governo federal, que solicitou sua elaboração à ABNT. “Nós já temos recursos públicos e todo o apoio necessário para o desenvolvimento da norma”, conta. 

O objetivo, de acordo com Borges, é revisar todas as normas de coordenação modular brasileiras, que estão em vigor desde os anos 1970 e 1980. “Vamos criar uma norma única para eliminar a redundância e simplificar o trabalho das construtoras”, disse Borges. 

A nova norma modular terá base em seis normas internacionais. São elas: a ISO 1791:1983, que define os termos necessários para a concepção e construção de edifícios de acordo com a coordenação modular; ISO 1006:1983, que estabelece o valor do módulo básico para ser usado na coordenação modular de edifícios; ISO 2848:1984, princípios e regras da coordenação modular; ISO 6513:1982, séries de medidas multimodulares preferíveis para dimensões modulares; ISO 6514:1982, que determina os valores dos incrementos submodulares; e ISO 1040:1983, que define as medidas dos multimódulos para dimensões coordenadoras horizontais. 

Apesar de a ABNT estipular o prazo médio de um ano para a conclusão do novo texto, Borges acredita que a normativa poderá ficar pronta ainda em 2009. “Como é prioridade, a nova norma pode ser entregue em seis meses. A ideia é fazer o quanto antes”, finaliza o superintendente do CB-02.

Autor: PINIWeb