Governo lançará no SindusCon-SP primeira etiqueta de eficiência energética em edificações do país

A Eletrobrás e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) lançarão amanhã (2 de julho), às 10h30, na sede do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), a primeira etiqueta de eficiência energética em edifícios comerciais, de serviços e públicos. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e os presidentes da Eletrobrás, José Antonio Muniz, e do Inmetro, João Jornada, participarão do evento. A cerimônia será aberta à imprensa.

A ideia da etiqueta, que faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (desenvolvido em parceria entre a Eletrobrás/ Procel e o Inmetro), segue as características do que já acontece com geladeiras e máquinas de lavar roupa, que recebem uma “etiqueta” mostrando o grau de sua eficiência energética. 

O vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Édilo Ricardo Valadares, também estará no evento, já que dois dos primeiros edifícios brasileiros a receber a etiqueta são uma agência bancária da Caixa, em Curitiba (PR) –já pronta e funcionando– e o projeto da sede administrativa de Belém (PA). 

Também receberão as etiquetas –uma placa de aço em tamanho real A4– os projetos da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), em Criciúma; da Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (Fatenp), em Nova Palhoça (SC); e do Laboratório da Engenharia Ambiental
(Cetragua) da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. 

A cerimônia terá ainda as participações dos presidentes do SindusCon-SP, Sergio Watanabe; da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão; e do Conselho Deliberativo do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), Marcelo Takaoka, além do vice-presidente de Meio Ambiente do SindusCon-SP, Francisco Vasconcellos Neto. O governador de São Paulo, José Serra, e o prefeito da Capital, Gilberto Kassab, foram convidados para o evento. 

Logo após o lançamento, será realizada uma entrevista coletiva com a imprensa, no mesmo local.
Workshop – No mesmo dia e local, o SindusCon-SP e o Ministério de Minas e Energia promoverão um workshop, a partir das 13h30, voltado aos construtores, incorporadores, projetistas, pesquisadores, órgãos públicos e fabricantes de insumos. 

O evento técnico apresentará o modelo de avaliação do nível de eficiência energética em edifícios. O presidente do CGIEE e Coordenador do GT de Edificações do MME, Paulo Leonelli, detalhará o Programa de Eficiência Energética de Edificações e a legislação sobre os níveis de eficiência energética no Brasil. 

O workshop também pretende, com estudos de casos, orientar as empresas para a elaboração de projetos eficientes, além de discutir com agentes públicos os avanços e fatores limitantes para sua aplicação e incorporação em políticas públicas. Ao lado de representantes dos fabricantes, o SindusCon-SP debaterá ainda o fornecimento de produtos e equipamentos que permitam melhorar o desempenho energético das edificações. 

As inscrições para participar do workshop são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail http://[email protected]. Mais informações, no CAA (Centro de Atenção ao Associado) do SindusCon-SP: (11) 3334-5600. 

Serviço: 

Lançamento da 1ª etiqueta de eficiência energética em edifícios comerciais, de serviços e públicos
Horário: a partir das 10h30
Local: SindusCon-SP
Rua Dona Veridiana, 55
Santa Cecília – São Paulo

Autor: Assessoria de imprensa SindusCon-SP