Norma de desempenho poderá aumentar custos de construtoras

Segundo o presidente do Comitê Brasileiro da Construção Civil, acréscimo será percebido por empresas que não cumprem as normativas técnicas em geral

A Norma de Desempenho, que passa a valer a partir de 12 de maio de 2010, não implicará custos adicionais aos construtores que já cumprem normas técnicas. A afirmativa é de Carlos Borges, presidente do Cobracon (Comitê Brasileiro da Construção Civil) que, em entrevista exclusiva ao portal PiniWeb, explica os principais impactos da normativa no dia-a-dia da construção civil. Confira: 

Já há uma previsão dos custos que as Normas de Desempenho auferirão aos edifícios? 

Para aqueles construtores que já cumprem normas técnicas, o impacto é zero. Para aqueles que não cumprem, sim, deverá haver aumento de custos, mas a mensuração disso será caso a caso, até porque, em algumas situações, atender a determinadas normas prescritivas significa atender também a alguns itens da Norma de Desempenho, como é o caso do concreto. 

Mas se tudo for cobrado por desempenho, o projetista e a construtora terão que medir cada sistema da obra. Qual o custo dessa medição e como fazê-la? 

Em primeiro lugar, a norma exige que o desempenho seja cumprido, mas não exige que sejam feitas medições. Esta é uma questão contratual ou de acordo entre construtor e cliente. Eu, por exemplo, como construtor, compro aço de determinada empresa e não faço o ensaio de resistência à tração porque confio na empresa. 

Mas isso não me exime da responsabilidade sobre o resultado da resistência deste aço. Se houver uma dúvida do meu cliente sobre esta resistência ou mesmo minha em relação ao fabricante, o ensaio pode ser feito e se o resultado for abaixo do especificado, alguém será responsável por isso. Para muitos sistemas construtivos tradicionais, com desempenho conhecido, não será necessário fazer nenhum ensaio. Para outros casos, as medições não são custosas nem difíceis e há casos em que a forma de mensuração é uma análise de projeto e nem mesmo um ensaio de laboratório. 

São medições simples de se fazer e geralmente feitas com instrumentos cotidianos de obras como, por exemplo, a utilização de um decibelímetro para medição de desempenho acústico. Na empresa em que trabalho, a Tarjab, solicitei a um técnico que nos visitasse para medir o desempenho acústico de alguns ambientes de nossos edifícios. Observando como ele media, aprendi imediatamente como fazer aquele procedimento e adquiri o equipamento. Desde então, meço o desempenho acústico das obras que executo. Francamente, sinto que existe mais medo e receio de mudar, por parte dos agentes da construção, do que, verdadeiramente, dificuldades reais na adoção dessa Norma. 

Clique aqui e veja entrevista completa

Autor: PINIWeb