Normas sobre alvenaria estrutural é tema de palestra ministrada por professor da UFSCar

Evento será realizado em julho no Instituto de Engenharia, com transmissão ao vivo pela Internet 

O professor e engenheiro Guilherme Parsekian, que ministra aulas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realiza no dia 2 de julho uma palestra no Instituto de Engenharia sobre a “Nova norma de projeto e execução de alvenaria estrutural de blocos cerâmicos”. O evento acontece a partir das 20h30 em São Paulo, com transmissão ao vivo pela Internet, pelo link “TV Engenharia” na página do Instituto. 

Após apresentar o conceito geral sobre o assunto, o pesquisador da UFSCar abordará os temas materiais e componentes: bloco, argamassa, graute, prisma e alvenaria; dimensionamento à compressão, cisalhamento, flexão e flexo-compressão; alvenaria protendida; e controle de obra. 

Com formação em Engenharia Civil pela UFSCar, Parsekian tem mestrado em Estruturas e doutorado em Construção Civil, além de pós-doutorado concluído em 2008 no Canadá. O pesquisador é membro dos comitês de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), American Concrete Institute, American Society of Civil Engineers e The Minerals, Metals & Materials Society, com experiência na área de Engenharia Civil, particularmente na área de projetos de estruturas de alvenaria e concreto. 

O Instituto de Engenharia, onde ocorre a palestra, está localizado na Avenida Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana, na capital paulista. Outras informações e as inscrições para a palestra podem ser realizadas em www.institutodeengenharia.org.br, no link palestras.

Autor: Assessoria de imprensa