Engenharia Civil da FEI traz novas soluções para transporte público, gestão e Porto de Santos

O estudo será apresentado durante a Expocivil, no dia 22 de junho, a partir das 14h, quando serão apresentados quatro projetos do curso de Engenharia Civil 

Com o objetivo de reduzir a demanda saturada no transporte público de São Paulo, um estudante de Engenharia Civil do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) desenvolveu um estudo que propõe a criação de um corredor exclusivo entre o ABC paulista e a capital, com ligação do bairro do Jabaquara a Diadema, São Bernardo, Santo André, zona Leste de São Paulo, a Guarulhos, um trecho de 40 km a serem percorridos em 45 minutos. O estudo, ‘Implementação do Corredor Expresso Urbano ABD Jabaquara-Guarulhos’, e mais três projetos sobre serviço portuário e gestão na construção civil serão apresentados dia 22, durante a 39ª ExpoCivil – Exposição de Projetos de Formatura do Curso de Engenharia Civil, que começa às 14h, no auditório Valentim dos Santos Diniz, campus São Bernardo, da FEI. 

Segundo Rafael Barreto Castelo da Cruz, autor do projeto, o novo vetor poderia aliviar outros modais de transporte, ajudar a diminuir a poluição ambiental e agilizar o deslocamento da população entre pólos industriais, que têm forte demanda de viagens, além de favorecer a região de São Paulo mais povoada, a zona Leste, com cerca de 3,5 milhões de habitantes. “O projeto reúne mobilidade, acessibilidade e eficiência econômica e energética do ponto de vista da qualidade”, defende. Cruz afirma que para aumentar a capacidade do sistema, foram aplicadas vias exclusivas para ônibus ou veículos leves sobre trilhos com alimentação elétrica. 

Porto de Santos – Outro projeto na área de transportes é o ‘Melhoria no Porto de Santos para Passageiros’, da estudante Shayana Hatsue. O trabalho propõe melhorias nas instalações e infraestrutura do terminal de passageiros do Porto de Santos, para atender ao aumento da demanda. No estudo, Shayana Hatsue sugere a construção de uma via direta da rodovia dos Imigrantes e via Anchieta ao terminal para melhorar o tráfego, que piora no período de maior volume de cruzeiros, de outubro a abril. “O objetivo é revitalizar a região portuária, hoje em degradação, e melhorar a condição socioeconômica do local”, diz Shayana, que previu, ainda, a criação de um bolsão de estacionamento na área. 

Na área da construção civil, um projeto valoriza o papel do engenheiro residente na obra predial para aplicação de processos e procedimentos necessários para organização e acompanhamento dos serviços feitos por terceiros. O trabalho aborda também os princípios básicos de planejamento da obra, da programação de entrada dos serviços por parte do engenheiro ao cumprimento de prazos por parte dos terceiros. “Hoje se fala muito em redução de custo, por isso apresento alguns procedimentos para alcançar este objetivo”, afirma o formando Bruno Simonetti Ascenção, autor do estudo ‘Fiscalização de Serviços de Obras’. 

Planejamento – Um bom planejamento também é essencial para o futuro de uma empresa e, no caso de uma construtora, ter cronograma e planilha no controle de suprimentos é fundamental, porque suprem com mão-de-obra, materiais e equipamentos necessários. O estudante Valter Tadeu Galichio Junior desenvolveu um estudo – ‘Planejamento de Compras e Contratações na Construção Civil’ – em que a empresa trabalha com duas ferramentas para alcançar bons resultados nas contratações em grupo, no controle das informações dos processos de concorrência e otimização dos departamentos envolvidos. 

Uma delas é o cronograma geral de contratações, um resumo de cronogramas de compras e contratações de todos os empreendimentos da construtora. 

Segundo Galichio, com a ferramenta, a compilação de informações e uma análise crítica e estratégica de cada contratação dão ao usuário uma perspectiva global do que será contratado. Outro recurso criado pelo estudante é o gerenciador de contratações, responsável por acompanhar os processos de contratação do serviço, do início, quando são identificadas as necessidades da obra, até a efetiva contratação e assinatura do contrato. 

O professor do curso de Engenharia Civil da FEI e coordenador da ExpoCivil, Raul Fernando Ramos, avisa que os quatro projetos podem ser aplicados no mercado. “Eles representam uma importante contribuição para a formação do engenheiro e para a sociedade, pois fazem parte de uma transição entre a vida acadêmica e a profissional”, afirma o professor. 

39ª ExpoCivil 

Dia 22 de junho, a partir das 14h. 

Campus SBC – avenida Humberto de Alencar C. Branco, 3972, bairro Assunção, SBC.

Autor: Assessoria imprensa