Paulo Casé assina projeto para museu do futebol e nova sede da CBF no Rio de Janeiro

Arquiteto divulgou imagens e informações do empreendimento, que será construído em um terreno de 11 mil m² na Barra da Tijuca e poderá servir também como concentração para a Seleção Brasileira 

O arquiteto Paulo Casé apresentou o projeto para a criação do museu do futebol acoplado à nova sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro. O empreendimento ficará em um terreno de 11 mil m² na Barra da Tijuca, zona Oeste da cidade, e poderá servir também como concentração para a Seleção Brasileira. 

Na parte externa, o projeto prevê a construção de dois estacionamentos (um para os visitantes do museu e outro coberto para a CBF) e de um heliponto. Também serão feitas praças, jardins, espelhos d'água e um totem com o símbolo da CBF. A entrada para o museu será feita por um corredor que faz alusão à estrutura de um gol. O acesso à sede da CBF, por sua vez, não vai ser no mesmo local e sim no edifício acoplado ao lado. 

Internamente, o edifício terá três pavimentos, um mezanino e um subsolo para áreas de depósito. No primeiro andar, está previsto um hall de acesso ao museu, que possuirá uma fonte com o símbolo da confederação, lojas de artigos esportivos, biblioteca, espaço de eventos, auditório para 200 pessoas, bar, cafeteria, e, por fim, a sala de exposição do museu, que terá mais de 2,6 mil m². No segundo pavimento, ficarão os escritórios da CBF e mais um andar do Museu do Futebol. Já o terceiro piso estará reservado às salas da diretoria da CBF. 

A prefeitura do Rio de Janeiro já cedeu o terreno da Barra da Tijuca e também vai arcar com os custos do projeto, estimado em R$ 20 milhões.

Autor: PINIWeb