Reino Unido vai construir 195 casas carbono zero ainda em 2009

O escritório britânico HTA Architechts anunciou que vai construir 195 casas carbono zero na região de South Gloucestershire, no Reino Unido. O empreendimento, nomeado como Hanham Hall Eco Village, será o maior do tipo na região e seguirá todas as exigências do nível 6 do Código de Sustentabilidade para Casas, legislação governamental britânica que determina a construção de moradias com emissão de carbono zero até 2016. 

O projeto ocupará mais de 6 hectares e, além das moradias, terá também parques, lagos e um centro de convivência, que promoverá o engajamento da vizinhança em projetos a favor do meio ambiente.
Para a construção sustentável, a empresa adotou medidas como a utilização de energia renovável e o reaproveitamento de alguns materiais de antigas edificações existentes no local. Além disso, no aspecto arquitetônico, as casas foram projetadas para aproveitar os recursos naturais. Por exemplo, as salas são direcionadas para o sul para facilitar a entrada de luz solar e minimizar o consumo de energia elétrica. Os quartos, por sua vez, são virados para o norte para proteger o ambiente contra a luz excessiva. 

Outras tecnologias previstas no projeto são paredes e tetos industrializados feitos em madeira para isolar termicamente os ambientes, sistemas CHP – conhecidos também como sistemas de micro geração de energia, em que a partir de um insumo é possível gerar dois tipos de energia térmica e elétrica – tanque para acumular água de chuva, entre outras. 

A perspectiva é de que o empreendimento Hanham Hall comece a ser construído no fim deste ano com as primeiras casas terminadas em 2010.

Autor: PINIWeb