Projeto brasileiro é escolhido entre 16 no mundo para Programa de Desenvolvimento Positivo do Clima

Empreendimento Pedra Branca será um dos fundadores de programa lançado pela Clinton Climate Initiative para apoiar projetos urbanos com forte exemplo ambiental e econômico

A CCI (Clinton Climate Initiative) escolheu o empreendimento Pedra Branca, da Pedra Branca Urbanismo, localizado na cidade de Palhoça, em Santa Catarina, para ser um dos 16 projetos fundadores do Programa de Desenvolvimento Positivo do Clima. O programa, que foi lançado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, vai apoiar o desenvolvimento de projetos urbanos de larga escala considerados um forte exemplo ambiental e econômico a ser seguido pelas cidades. O empreendimento também já foi premiado na XI Bienal Internacional de Arquitectura de Buenos Aires 2007, na categoria urbanismo. 

O projeto Pedra Branca começou a ser construído em 2000 e aposta no conceito bairro-cidade com cerca de 1,7 milhões de m². O empreendimento prevê a construção de unidades residenciais, comerciais, hotel, áreas de educação e lazer para que os habitantes possam morar, trabalhar e se divertir em um único bairro. Em até quinze anos deverá abrigar cerca de 30 mil pessoas no local, tornando-se um novo centro para a região continental da Grande Florianópolis, pois está localizado a 15 km da capital catarinense. 

Entre as atitudes sustentáveis utilizadas no projeto, estão as pistas de ciclismo e a proximidade entre os blocos residenciais e comerciais para que a distância possa ser percorrida a pé. A arquitetura de Pedra Branca também seguirá os padrões LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para obter o máximo grau de eficiência ambiental. 

O Programa de Desenvolvimento Positivo do Clima dará agora apoio ao processo de planejamento e implementação de sistemas sustentáveis no Pedra Branca, como a geração de energia limpa, gerenciamento de resíduos, gerenciamento de água, sistemas de transporte e de iluminação pública ecoeficientes. 

Os outros quinze projetos selecionados pela CCI estão localizados nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Índia, Panamá, África do Sul, Coreia do Sul, Suécia e Reino Unido.

Autor: PINIWeb