Pós-graduação no Japão

O governo do Japão, por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, oferece bolsas de estudo em nível de pós-graduação para brasileiros em universidades públicas japonesas. As inscrições estarão abertas até o dia 29 de maio. 

O programa tem duração máxima de dois anos e permite que brasileiros cursem mestrado ou doutorado no país. Para aqueles que não têm o domínio da língua japonesa, o programa oferece, no Japão, um curso básico nos seis primeiros meses da bolsa. 

O auxílio mensal é de de 152 mil ienes, equivalentes a cerca de R$ 3,3 mil. O governo oferece ainda passagem aérea de ida e volta e isenção de taxas acadêmicas. Para participar é preciso ter nacionalidade brasileira – excluindo-se brasileiros com dupla nacionalidade japonesa – , até 34 anos de idade, formação universitária e domínio da língua inglesa ou japonesa. 

O projeto deve ser da área de formação do candidato e conter título, resumo, introdução, justificativa, metodologia de pesquisa e referência bibliográfica. O texto deverá ter no máximo seis páginas redigidas em português. Os candidatos devem ter disponibilidade de embarque na primeira semana de abril, ou na primeira semana de outubro de 2010. 

As oportunidades em ciências humanas concentram-se nas áreas de administração de empresas, artes e design, ciências contábeis, ciências políticas, ciências sociais, comércio exterior, comunicação, direito, economia, educação, filosofia, geografia, história, letras – japonês, marketing, relações internacionais e sociologia. 

Em ciências exatas, as bolsas são voltadas para as áreas de arquitetura, ciências da computação, design industrial, engenharia civil, engenharia da computação, engenharia de controle, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia da informação, engenharia de materiais, engenharia mecânica, engenharia de produção, engenharia química, farmácia, física, geologia, informática, matemática e química. 

As bolsas nas áreas de ciências biológicas e ciências da vida se concentram nas áreas de agronomia, biologia, biotecnologia, ciências da alimentação, ecologia e meio ambiente, educação ambiental, educação física, enfermagem, medicina, nutrição, odontologia, veterinária e zoologia. 

Mais informações: www.sp.br.emb-japan.go.jp

Autor: Agência FAPESP