Instituto de Engenharia discute a sustentabilidade na Construção Pesada durante a M&T Expo

No dia 4 de junho, quinta–feira, engenheiros do Instituto de Engenharia realizarão um ciclo de palestras tendo como base o tema “Sustentabilidade na Construção Civil Pesada” durante o 2º Encontro Latino-Americano da Construção e Mineração – Elacom–, que acontece entre os dias 3 e 5 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes. 

Os palestrantes e os temas abordados serão os seguintes: 

Roberto Kochen – Projeto: Sustentabilidade e Produtividade: é possível sem um bom projeto?
O projeto é a base, a fundação de uma obra civil bem feita, com qualidade, sustentabilidade e produtividade. Serão apresentados os requisitos para um projeto de qualidade, que possibilitem atingir as metas de sustentabilidade e produtividade, dentro dos critérios atuais. 

Marcos Moliterno – Meio Ambiente: a questão ambiental, por sua complexidade e possibilidade de gerar transtornos ao desenvolvimento das obras, deve estar inserida no empreendimento ainda na fase de projeto. A apresentação versará sobre os requisitos necessários a aprovação de um empreendimento.

Edson Machado – Obra: vídeo sobre a construção – aspectos gerais (10 minutos); concepção do empreendimento: premissas orientadoras de projeto e sistemas de construção; construção propriamente dita, sustentabilidade do empreendimento.

Miriana Marques – Vistoria Cautelar: as vistorias cautelares podem ser usadas tanto na precaução como na prevenção, é necessária uma conscientização das partes.
Por que realizar vistoria cautelar antes do início das obras? Quem deve e por que deve solicitar a vistoria cautelar? Garantia para um perfeito entendimento entre as partes (empreiteiro da obra/ocupante de imóvel lindeiro) no decorrer de um grande empreendimento.

Marco Machado – Mediação e Arbitragem: os meios alternativos de solução de divergências.
Por que e quando utilizá-los? Como escolher um árbitro? O que é uma Câmara de Mediação e Arbitragem? A escolha de uma Câmara. A Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia

O evento, que é promovido em parceria com mais 32 entidades setoriais na M&T Expo 2009, reunirá os principais especialistas e dirigentes do setor da construção e mineração nos congressos, palestras e workshops para tratar assuntos de relevância para o desenvolvimento de negócios. 

O Instituto de Engenharia ministrará as palestras na Sala Ingá, das 9h às 13h. Para participar, basta fazer o credenciamento pelo site www.mtexpo.com.br. A entrada é franca.

Veja minicurrículo dos palestrantes

Edson José Machado
Engenheiro civil formado pela Politécnica, em 1962. Participou, no Brasil e exterior, de empreendimentos – construção, gerenciamento, desenvolvimento de negócios – nas áreas de hidrelétricas, metrôs, estradas, ferrovias, saneamento, indústrias, edificações e concessões rodoviárias. Atualmente, participa do Conselho da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia; do Conselho de Associação Social e Recreativa; da Diretoria Comercial, na área de Desenvolvimento de Negócios da CR. Almeida; e da Diretoria da EM & F Engenharia Ltda, empresa de estudos, viabilização de negócios, gerenciamento de empreendimentos. 

Marco Antonio Vellozo Machado
Engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia Mackenzie, com curso de especialização em Gerenciamento de Empreendimentos pela FGV-SP.
Especializado em Gestão Técnica e Administrativa de Contratos, tendo sido gerente de Construção da Companhia do Metropolitano de São Paulo, gerente de implantação do corredor 9 de julho/Santo Amaro pela Companhia Municipal de Transportes Coletivos de São Paulo – CMTC –, ampliação e melhorias em aeroportos do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo – Daesp. Atualmente, é consultor e sócio da Mac Haus Engenharia e Consultoria S/C Ltda.

Marcos Moliterno
Enenheiro civil formado em 1987, mestre em Tecnologia Ambiental (06), com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (93) e em Gestão Ambiental e Negócios no setor Energético (08).
Sua atividade profissional é desenvolvida como perito judicial para questões de Engenharia Civil (avaliação patrimonial, regularização de terras e danos em construções), de Segurança do Trabalho e de Engenharia Ambiental (áreas contaminadas, licenças, EIA, RAP, RiVi), e como sócio da M.Moliterno Engenharia Preventiva e Gestão Ambiental, em que aplica essa expertise no setor privado, inclusive de riscos industriais e de engenharia para seguros.
Ocupa o cargo de diretor-secretário substituto e a coordenação da Divisão Técnica de Meio Ambiente do Instituto de Engenharia, além de representar o Instituto de Engenharia em diversos conselhos e entidades.

Miriana Pereira Marques
Formada em Engenharia Civil pela FAAP, foi professora universitária de Maciços e Obras de Terras, Transportes e Mecânica dos Solos na mesma faculdade.
Com 15 anos de atuação profissional dedicada à área de Avaliações e Perícias, referente a bens patrimoniais e a imóveis urbanos, comerciais, residenciais, rurais e industriais, é responsável técnica pela área de Avaliações e Perícias da Marques & Marques Engenharia. Membro da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia, assistente técnico do Metrô, Dersa e da Procuradoria Geral do Estado. 
Representa o Instituto de Engenharia na CPPU – Comissão de Proteção à Paisagem Urbana – Prefeitura de São Paulo.
No Instituto de Engenharia, é diretora-secretária, membro do Conselho Consultivo, secretária da Divisão de Avaliações e Perícias e de Meio Ambiente, responsável pela organização do Construética – Comitê de Práticas e Ética na Construção – e membro da Câmara de Mediação e Arbitragem.
Prêmio de Melhor Trabalho Técnico do Ano analisando temas ligados ao exercício da profissão – “Vistoria Cautelar”.

Roberto Kochen
Diretor Técnico da GeoCompany – Tecnologia, Engenharia & Meio Ambiente empresa brasileira de atuação internacional. Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia pela EPUSP. Professor Visitante da Universidade de Toronto, Canadá (91 a 92). Professor da Escola Politécnica da USP desde 1984. Ex – Diretor Técnico (02 a 06), e ex – Presidente do Conselho Técnico da UPADI (Unión Panamericana de Asociacones de Ingenieros), de 06 a 08. Diretor do Departamento de Engenharia Civil do Instituto de Engenharia desde 2000, Consultor em Geotecnia, Túneis, Fundações e Meio Ambiente no Brasil e Exterior. Tem publicado diversos artigos técnicos, no Brasil e Exterior, e trabalhado como Diretor Técnico da GeoCompany, e Consultor em Projetos e Obras de Infra Estrutura na America e Europa, para diversas empresas e organizações. 

Serviço

2º Encontro Latino-Americano da Construção e Mineração – Elacom
Dias 3, 4 e 5 de junho
Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia Imigrantes Km 1,5

Dia 4 – Palestras Instituto de Engenharia – Sustentabilidade na Construção Civil Pesada
Sala Ingá
Entrada franca
Credenciamento pelo site http://www.mtexpo.com.br

Autor: Isabel Dianin