João Ernesto Figueiredo foi eleito presidente do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia

Ontem (6), o engenheiro João Ernesto Figueiredo foi eleito presidente do Conselho Consultivo para o período de 2009-2011. 

Associado ao Instituto de Engenharia desde julho de 1965, João Ernesto foi assessor do ex-presidente do Banco Central, Ruy Leme (1967/68); prestou serviços para empresas de engenharia como a Badra, Maubertec. CBPO, DLC, Construcar, KGM, Spenco, Consórcio CBPO/Mendes Jr/Constran, Brasconsult etc. Assessorou a Associação dos Construtores de Centrais energéticas (ACCE). Dirigiu os bancos Investbanco, Denasa, First Chicago e BNL. 

Como consultor, prestou serviços para cerca de 30 empresas comerciais e industriais, como professor, lecionou em cursos de pós-graduação no Instituto Mauá de Tecnologia. 

No Instituto de Engenharia, coordenou em 1969, o Seminário de Grandes Problemas Nacionais (seis meses), ganhou o prêmio de Melhor Trabalho em Colaboração com o Setor Público, foi seis vezes conselheiro e sete vezes diretor-tesoureiro (nas gestões dos ex-presidentes Arpad, Bernardino, Lauro, Bauer, Plínio, Bernasconi e Maçahico).

Autor: Isabel Dianin