Audiência de Inovação aborda engenharia genética

A Sabesp realizou, nessa terça-feira (14/4), a 17ª audiência de inovação, desta vez tratando de assuntos que envolvem a inovação tecnológica e a engenharia genética, com o tema “Biocatalisadores e biorremediadores para melhorar a performance de tratamento de esgotos”. 

Proteínas e bactérias foram desenvolvidas para garantir melhorias na qualidade da água e efluentes tratados, redução de custos, reúso de água, reciclagem de resíduos, dentre outros benefícios, com o intuito de evitar impacto e a contaminação do meio ambiente. 

Francisco Vela, professor-doutor da Universidade de São Paulo, fez uma apresentação, em inglês, sobre um biocatalisador baseado em proteína e surfactantes que atua na membrana celular dos micro-organismos. “O biocatalisador, em contato com esses seres, altera a reserva de energia para reprodução; com isso, os micro-organismos deixam de consumir matéria orgânica, que é sua fonte de alimentação”, explicou. O biocatalisador é capaz de reduzir o lodo gerado na estação de tratamento de esgotos e até eliminar a proliferação de algas no corpo receptor. 

Outro tema tratado foi o “Melhoramento genético de agentes biorremediadores e seu uso em biorreatores” – sobre uma nova bactéria produzida em laboratório para retirar do meio diversos metais pesados tais como chumbo, cobre, entre outros. 

“Desenvolvemos uma linhagem bacteriana capaz de se ligar aos metais, ou seja, de funcionar como um imã, eliminando-os dos efluentes industriais e do esgoto doméstico”, explicou Ronaldo Biondo, pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa de Biotecnologia da Universidade de São Paulo. 

O pesquisador disse que esta nova tecnologia está em processo de pesquisa. “Por enquanto, aplicamos a bactéria em efluentes sintéticos, mas já estamos em contato com a Sabesp para utilizá-la em seus efluentes naturais”. 

Para o mediador do evento, Marcelo Morgado, assessor de Meio Ambiente, as audiências de inovação têm sido fundamental para a empresa. “O presidente Gesner Oliveira quer lançar, ainda este ano, a 'Pesquisa de desenvolvimento e inovação' para pesquisas acadêmicas voltadas para o saneamento”, comentou. 

Após as apresentações foi realizado um debate entre os participantes. As audiências de inovação ocorrem mensalmente. A próxima será dia 29 de maio, com o tema “Eficiência energética no saneamento”. 

Veja as apresentações: 

Francisco Vela, professor-doutor da Universidade de São Paulo 

Ronaldo Biondo, pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa de Biotecnologia da Universidade de São Paulo

Autor: Site Sabesp