Evento marca posse de Aluizio de Barros Fagundes para a Presidência do Instituto de Engenharia

Ontem (23), foi realizado o evento para a posse o engenheiro civil Aluizio de Barros Fagundes como presidente do Instituto de Engenharia para o biênio 2009-2011. A cerimônia, que aconteceu na sede do Instituto, contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. 

A mesa diretora foi composta por Carlos Eduardo Mendes Gonçalves, presidente do Conselho Consultivo do Instituto, Otavio de Mattos Silvaris, reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, Luiz Ricardo Pereira Leite, diretor-presidente da Cohab, Edemar de Souza Amorim, ex-presidente do Instituto de Engenharia, Márcio Rillo, reitor do Centro Universitário do FEI – Fundação Educacional Inaciana –, Maria do Carmo Calijuri, diretora da Escola de Engenharia de São Carlos da USP e José Roberto Bernasconi, presidente nacional do Sindicato Nacional das empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, além do presidente que tomou posse, Aluizio de Barros Fagundes. 

Em seu rápido discurso, o prefeito Gilberto Kassab lembrou e agradeceu a honraria que teve no último ano quando foi escolhido para receber da casa o título de Eminente Engenheiro, e pelo fato de o Instituto de Engenharia ter sido durante a última gestão um dos mais relevantes parceiros da administração do município de São Paulo. “Aqui se tem os mais importantes debatedores do desenvolvimento da cidade. Profissionais que nos ajudam a encontrar o rumo para a cidade. Quero poder continuar contando com vocês, dessa nova gestão, pois tenho orgulho de ser engenheiro e sócio do Instituto de Engenharia”, disse. 

Ao proferir seu discurso, o presidente Aluizio de Barros Fagundes falou da importância de seu pai na influência, e consequente, contagio pela profissão de engenheiro. “Desde cedo eu o acompanhava nas suas diligências em obras pesadas e de grande significado. De meu pai recebi o contágio da engenharia. Não havia como dela escapar. Quero dedicar a ele o privilégio de hoje assumir a presidência deste querido Instituto de Engenharia”, ressaltou. 

Citou que “não podemos nos entregar ao recesso da crise (…). Para a sociedade paulista e brasileira, tenho a dizer que o Instituto de Engenharia é o instrumento de nossa ação. Nesta casa nasceram, dentre outras entidades, o Crea e o Sindicato da Engenharia. Nesta casa nasceram, dentre outros grandes projetos, o Pró Álcool e a Cosipa. Façamos do nosso Instituto a fonte de novos rumos para o País”. 

Lembrou que daqui a sete anos o Instituto comemorará seu centenário e que até lá deve ser remoçada, arejada e reavivada. Para seus dois anos de gestão, ele propôs preparar um plano de metas consistente e consentâneo com novos tempos, restabelecendo o ímpeto progressista do Instituto. 

Ao passar o cargo, em seu discurso, o ex-presidente Edemar de Souza Amorim ofereceu o seu apoio ao presidente e à nova diretoria, e alertou para os percalços que serão encontrados ao longo da gestão, porém ressaltando que “é possível levar a missão do Instituto de Engenharia adiante. Transformando-o numa entidade forte, articuladora, líder e principalmente moderna”.

Autor: Isabel Dianin