Petrobras e Embrapa assinam convênios para pesquisas na área de biocombustíveis

A Petrobras e a Embrapa fecharam parceria para consolidar e desenvolver tecnologias que serão utilizadas pela Petrobras Biocombustível na produção de biodiesel e etanol. Foram assinados três convênios no valor total de R$ 8 milhões sobre os seguintes temas: adequação de sistemas de cultivo de oleaginosas; manejo sustentável da palha da cana-de-açúcar; e desenvolvimento de novas oleaginosas para produção de biodiesel. 

A assinatura destes convênios é o primeiro desdobramento do Termo de Cooperação assinado entre as duas empresas para a realização de atividades de pesquisa científica e tecnológica, desenvolvimento de infraestrutura laboratorial e formação de recursos humanos na área de agroenergia. 

A Petrobras traz para a cooperação a sua experiência no desenvolvimento de tecnologia e operação de suas unidades industriais de refino e de biodiesel. A Embrapa, empresa do Ministério da Agricultura, líder nacional em pesquisa, desenvolvimento e inovação em agricultura tropical, traz para a parceria a sua competência para o desenvolvimento das pesquisas necessárias para o aumento da produtividade das culturas agroenergéticas no campo.

Autor: Assessoria de imprensa