Globo Universidade mostra novidades da engenharia em benefício do corpo

No programa do dia 10 de abril, o Globo Universidade vai mostrar novidades na área de engenharia que já estão trazendo benefícios no dia-a-dia do homem. 

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os apresentadores Bianca Rothier e André Curvello vão acompanhar alguns projetos da pós-graduação que estão em andamento nas mãos dos pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação (COPPE), maior centro de ensino da América Latina e um dos maiores do mundo nessa área de conhecimento. 

Entre eles, estão os novos métodos na área biomédica desenvolvidos para que se possa conhecer melhor o corpo humano, estudos que prometem melhorar o rendimento físico dos atletas e como tomografias computadorizadas podem ajudar a evitar o desgaste do asfalto. 

O programa vai falar ainda sobre novas maneiras de se utilizar a realidade virtual. A pesquisadora Rosa Maria da Costa e seu orientador da COPPE, professor Luis Alfredo, criaram ambientes virtuais para ajudar na recuperação de pessoas que sofreram alguma lesão cerebral, AVC ou que tenham esquizofrenia. 

Um dos ambientes utilizados como tratamento é a Casa Virtual, montada com todos os cômodos e móveis de uma residência tradicional. Enquanto “passeia” por ela, o paciente conversa com o médico, que faz perguntas para trabalhar sua atenção e memória. Existem também jogos multimídias que ajudam na recuperação da habilidade motora com o uso do mouse. 

Toxina 'terapêutica' 

No quadro Mérito Acadêmico, vamos descobrir que uma proteína tóxica pode ser letal e, ao mesmo tempo, ter função terapêutica. De acordo com estudos do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a proteína tóxica pode ser útil desde que se conheça sua estrutura e modo de ação. 

Serviço:
Globo Universidade
Exibição: aos sábados, às 7h15, na Rede Globo, com reprise na Globo News às 13h05 e, no Futura, todas as quartas-feiras, às 16h30
A íntegra do programa fica disponível no site www.globouniversidade.com.br , logo após a exibição na televisão.

Autor: O Globo