Igrejas barrocas

O livro Igrejas barrocas do Brasil, de Percival Tirapeli, professor do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), apresenta dados da história, arquitetura e ornamentação de mais de 80 igrejas situadas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. 

Lançado na Pinacoteca do Estado, a obra em edição bilíngue (inglês e português) propicia um percurso de 350 anos de história da arte barroca no país, no mais completo registro desse patrimônio realizado até o presente momento, segundo a Unesp. 

Tirapeli realizou o trabalho de pesquisa com a colaboração de fotógrafos que registraram as edificações religiosas. O livro tem mais de 360 fotografias e apresenta uma relação atualizada de museus de arte sacra que registram pouca visitação e raramente constam em pesquisas. 

Tirapeli é autor de Barroco e Rococó (Editora Unesp/Imesp – 2003), que obteve o prêmio de melhor pesquisa em artes pela Associação Brasileira de Críticos de Arte e de melhor livro do ano pela Rádio Eldorado. 

Entre os outros livros do pesquisador, que é vice-presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte, estão As mais belas Igrejas do Brasil (1999) e Patrimônios da humanidade no Brasil (2000).
Igrejas barrocas do Brasil 

Autor: Percival Tirapeli
Editora: Metalivros
Páginas: 336
Preço: R$ 180

Autor: Agência FAPESP