Governo reduz imposto de 30 materiais de construção

Cimento, argamassa e produtos para pintura ficam totalmente isentos de IPI 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de materiais de construção pelos próximos três meses. Entre os materiais beneficiados estão o cimento, aditivos, argamassas e produtos para pintura e banheiro.

As medidas passarão a valer a partir do dia 1º de abril. Segundo o ministro, a desoneração estimulará o segmento da autoconstrução e terá grande impacto na cadeia da construção civil. Para o presidente da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), Melvyn Fox, a medida não é considerada a ideal pelo setor. “Desejávamos a desoneração de todos os materiais, mas alguns produtos contemplados não tinham sido beneficiados pela redução do IPI em momentos anteriores, como o cimento”, disse.

O prazo de redução do imposto por três meses também foi alvo de crítica por Fox. Para ele, o governo federal não considerou que o ciclo econômico do setor da construção é longo. “Os materiais são consumidos conforme o cronograma da obra, ninguém estoca”, explicou. O presidente da Abramat já entrou em contato com representantes do governo e está esperançoso com um futuro aumento do número de produtos beneficiados e também com a prorrogação do prazo. “Para atingir o programa ''Minha Casa, Minha vida'', (plano de habitação divulgado pelo Governo na semana passada), o prazo deverá ser aumentado”, pondera.

Autor: PINIWeb