Indústrias da construção civil investem 13 milhões na qualificação gratuita de mão de obra no país

Na contramão da crise mundial, que já afeta alguns setores no país, as indústrias da construção civil filiadas à Doutores da Construção anunciam que vão manter seus investimentos na comunidade, cujo objetivo é a qualificação de mão de obra para o setor. Amanco, Astra, Coral, Sika e as recém-filiadas Docol, Xadrez (Lanxess) e Weber Quartzolit devem investir em 2009 cerca de R$ 7 milhões no projeto, a fim de formar cerca de 43 mil profissionais, que contribuirão ainda mais para o desenvolvimento da construção civil do Brasil. 

Em conjunto com 185 lojas de material de construção, a Doutores já treinou desde 2006, gratuitamente, cerca de 32 mil profissionais do segmento em todo o território nacional, com um investimento de R$ 6 milhões. A Doutores da Construção também continua sua busca por indústrias e lojas parceiras, com o objetivo de ampliar a grade de cursos e a qualificação de profissionais. Também visa incorporar ao programa uma instituição financeira para patrocinar um módulo de Finanças Pessoais, além de buscar o patrocínio de uma empresa de tecnologia da informação, para construir o módulo de Alfabetização 
Digital. Ambos os cursos têm sido muito solicitados pelos participantes do programa. 

A participação no programa integra as políticas de responsabilidade social e de sustentabilidade das empresas. “Acreditar no país e nos brasileiros é premissa fundamental da Doutores, pois os participantes partilham do ponto de vista de que só por meio da educação o Brasil poderá gerar mais oportunidades, melhorar a condição social das famílias, elevar a autoestima desses profissionais que não tiveram chance de se dedicar mais aos estudos e, assim, contribuir para a redução de diferenças sociais”, destaca Marcos Bicudo, presidente da Amanco Brasil, empresa pioneira na criação da Doutores da Construção. 

“Investir em programas de formação profissional integra nossa estratégia de negócios, já que a mão de obra é o maior gargalo do setor da construção civil. Ao qualificar profissionais já existentes no mercado, a Doutores da Construção busca garantir maior eficiência aos serviços prestados, a correta instalação das últimas tecnologias e inovações disponíveis em produtos e, por consequência, o aumento da renda desses profissionais. Com isso, também conseguimos reduzir o consumo de recursos hídricos e contribuímos de forma mais eficiente para o desenvolvimento sustentável do país”, completa Bicudo. 

“Estamos na Doutores da Construção porque, por meio das tecnologias de treinamentos do programa, temos acesso rápido e de qualidade aos profissionais da construção civil (instaladores, encanadores, pedreiros etc.). A Doutores é um canal com qualidade de conteúdo, agilidade e de grande abrangência. Nesse sentido, identificamos duas importâncias no programa: a capacitação profissional e o trabalho social, ou seja, profissionais que não tinham acesso a informações técnicas podem obter um certificado, um reconhecimento educacional”, diz o presidente da Astra, Manoel Fernandes Flores. 

“É uma satisfação muito grande poder contribuir com a manutenção do programa Doutores da Construção, através da parceria com a marca Coral, que já dura dois anos. Compartilhamos os mesmos valores, ou seja, acreditamos que a qualificação profissional permite o reconhecimento do indivíduo não apenas no mercado, mas perante a própria sociedade. Além disso, a capacitação garante resultados positivos para a empresa, contribuindo para a maior satisfação do consumidor final. O formato do programa nos permite atingir, por meio de uma comunicação integrada, públicos diversos de todo o país”, diz o presidente da AkzoNobel Tintas Decorativas América Latina, Jaap Kuiper. 

“A participação da Docol no projeto busca preparar e formar profissionais mais capacitados no segmento da construção civil, garantindo segurança e melhor atendimento aos nossos consumidores de sistemas hidráulicos. A iniciativa contribui socialmente para o aperfeiçoamento técnico desses trabalhadores, que conhecem melhor os produtos, suas aplicações e fidelizam sua clientela”, diz o gerente de marketing de produtos e merchandising da Docol, Carlos Alechandre. 

“A LANXESS encontrou a parceria ideal com Doutores da Construção para treinar os profissionais do segmento da construção civil sobre as diferentes formas de uso do pigmento pó Xadrez, dentro das mais diversas aplicações. A iniciativa vai ao encontro à estratégia da LANXESS em capacitar os profissionais deste segmento, promovendo uma reciclagem sobre técnicas mais modernas de aplicação do produto”, diz o gerente de marketing para América Latina da unidade Pigmentos Inorgânicos da LANXESS, Lothar Schwarz. 

“A Doutores da Construção é nossa aliada na busca pela qualificação dos profissionais da construção civil – um trabalho que gera mais conhecimento de nossos produtos, ao mesmo tempo que investe na melhoria da mão de obra, o que certamente contribuirá para a geração de novos empregos” diz o presidente da Sika, Daniel Monteiro.

“O mercado está crescendo e contribuir para o seu constante desenvolvimento sempre foi uma premissa da Weber Quartzolit, que, por meio de parcerias, inclusive com o Senai, já permitiu o treinamento de milhares de profissionais pelo País. Sem contar que pessoas qualificadas para o trabalho são cidadãos mais bem preparados para o seu próprio desenvolvimento. A Doutores da Construção é uma iniciativa que merece, sem dúvida, todo o apoio do setor da construção civil, que ainda carece, e muito, de mão-de-obra especializada.”, diz o diretor geral da Weber Quartzolit, Carlos Orlando.
Sobre a Doutores da Construção 

A Doutores da Construção é uma plataforma de negócios que utiliza um programa com técnicas de treinamento, relacionamento e fidelização, melhorando na ponta final a experiência do consumidor, que contrata um profissional mais preparado. O programa conta com uma grade completa de 24 módulos distribuídos em cinco canais de conhecimento: Alvenaria, Elétrica, Hidráulica, Pintura e Revestimento, e pode ser concluído em 60 horas-aula. 

As lojas credenciadas disponibilizam diariamente, às 18 horas, um espaço apropriado para a realização das aulas, que acontecem de segunda a quinta-feira. Os instrutores são profissionais contratados pela Doutores da Construção. As aulas são transmitidas ao vivo via satélite, por meio de um canal dedicado da Sky. 

O programa possibilita interatividade com os profissionais que estão nas lojas por meio de telefone e e-mail. O instrutor responde às perguntas ao vivo durante o programa ou, posteriormente, por e-mail. O profissional também pode consultar perguntas frequentes no site ou mesmo enviar uma dúvida, que será respondida pela Doutores da Construção. Após o treinamento, o profissional faz uma avaliação teórica sobre o tema abordado. 

Além dos treinamentos e da avaliação, o programa também contempla o Cartão Fidelidade, que carrega a marca da loja, gerando uma relação vantajosa com os profissionais, tornando-os grandes parceiros e uma espécie de “promotores” daquela loja.

O consumidor encontra profissionais treinados no site www.doutoresdaconstrucao.com.br. Também podem ser obtidas informações sobre profissionais, lojas e a Comunidade pelo telefone (11) 3103-2900.

Autor: Obras 24horas