Petrobras inaugura projeto Cidades da Solda no Rio de Janeiro

O projeto Cidades da Solda do Rio de Janeiro, será inaugurada no dia 17 de março (terça-feira), em Campos Elíseos, Duque de Caxias (RJ). Erguida em espaço de 500 m², com capacidade para comportar o público-alvo de cerca de 250 pessoas, o Cidades da Solda responde à crescente demanda por mão de obra qualificada para o trabalho área de soldagem na região. 

A Cidade da Solda de Duque de Caxias vai oferecer cursos de níveis básico, médio e avançado da área de soldagem. As aulas, previstas para começar no dia 6 de abril, totalizarão 300h/curso. As turmas já estão completas e, por enquanto, não há previsão para novos grupos de alunos. O projeto adotará a metodologia do SENAI, com conteúdos programáticos adequados à construção da autonomia do aluno durante sua formação. 

A Petrobras é a principal patrocinadora do projeto, que conta também com o co-patrocínio de empresas como White Martins e ESAB. A iniciativa tem como um dos objetivos principais aumentar a empregabilidade dos moradores da região, já que vai formar trabalhadores em uma profissão de alta demanda na indústria. 

Histórico – Iniciado em 2005 em Contagem, Minas Gerais, e depois em São Paulo, devido ao sucesso da iniciativa, está sendo implementado no Rio de Janeiro pela Petrobras (através da Refinaria Duque de Caxias) e o Fórum Regional do PROMINP, em parceria com o SITICOMMM (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Montagem Industrial, Mármore e Granito, Mobiliário e Vime de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Magé e Guapimirim). 

Atualmente existem três Cidades da Solda nos municípios de Contagem, Betim e Coronel Fabriciano (MG); além de uma unidade em São José dos Campos (SP). A unidade de Duque de Caxias será, portanto, a quinta.

Autor: Fator Brasil