Artesp apóia construção de nova alça em viaduto

A Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) defendeu a construção de uma segunda alça de acesso no Viaduto Cecília Rego Almeida, inaugurado em dezembro passado, no Km 262 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga PiaçagueraGuarujá), em Cubatão. A estimativa é de que, em 15 dias, haja uma definição sobre como o projeto será executado. 

O prazo foi anunciado ontem pelo diretor de investimentos da Artesp, Theodoro de Almeida Pupo Jr., durante reunião extraordinária do Comitê de Logística do Porto de Santos, realizada na unidade de Cubatão do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). 

A obra é uma antiga reivindicação de autoridades e empresários do Porto de Santos e tem como objetivo ligar o viaduto à Avenida Plínio Queiroz, um dos caminhos para os pátios reguladores de carretas utilizados pelas empresas do polo industrial e do cais. Atualmente, o elevado conta com apenas uma alça de acesso, que facilita a chegada de caminhões à Cosipa. 

De acordo com Pupo, a nova alça já foi aprovada e reconhecida como de fundamental importância para garantir a fluidez no tráfego de veículos na região do polo industrial e da Margem Esquerda do porto (Guarujá), sendo inclusive considerada totalmente viável do ponto de vista técnico. 

Porém, o diretor explicou que o problema agora é encontrar uma forma de o projeto ser inserido no atual contrato de concessão do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), para que a concessionária Ecovias realize a obra. “Estivemos ontem em reunião com a Ecovias e recebemos a proposta com o orçamento necessário para a construção. O próximo passo é estudarmos o documento para depois tomar as devidas decisões”. 

Segundo Pupo, a maior dificuldade será acrescentar a construção da alça no acordo de concessão. “Esse contrato já está esgotado, pois, estabelecido há mais de dez anos e muito enxuto, ele apresenta características bem diferentes de outras concessões. O que pretendemos é encontrar nele um espaço para colocarmos essa nova obra”. 

Para o diretor, o fato de o empreendimento ser “pequeno” pode favorecer sua realização. “Assim que tivermos a definição e o serviço for iniciado, o trabalho deverá ser feito em no máximo dois meses, pois a estrutura não é tão grande. Estamos tratando do assunto com urgência e rapidez, por isso me comprometi a ter uma posição nos próximos 15 dias”.

Os representantes do Comitê de Logística do Porto de Santos receberam com otimismo a estimativa e o apoio da Artesp e defenderam mais uma vez a implantação da nova alça. “Essa obra é essencial para otimizarmos o fluxo na Plínio Queiroz. Além disso, para que os efeitos benéficos do viaduto sejam potencializados, precisamos que essa alça de saída seja concluída”, afirmou o coordenador de Logística do Ciesp Cubatão, Angelo Resende. 

Já o 1º vice-diretor do Ciesp,Raul Elias Pinto, ressaltou que os benefícios serão sentidos tanto pelo setor quanto pelos turistas que vêm para o litoral. “Hoje,qualquer acidente que ocorra naquela região provoca um congestionamento terrível, que alcança até a Anchieta. Se conseguirmos essa nova alça, as vantagens serão para todos”.

Autor: A Tribuna