Zaha Hadid projeta “diamante” para a sede da Autoridade Portuária de Antuérpia

O escritório londrino de arquitetura Zaha Hadid executará a nova sede da Autoridade Portuária de Antuérpia, na Bélgica. O porto é considerado uma das portas de entrada da Europa e abriu concurso em dezembro de 2007. O escritório venceu mais de 100 empresas como Vier Arquitectos (Espanha), Xaveer De Geyter Architects (Bélgica), Rapp + Rapp (Holanda) e um consórcio entre TV A2O Architecten, Atelier Kempe Thill, Marcq & Roba, BEG (Bélgica). O projeto será entregue em 2013 e possui custo estimado de 31,5 milhões de euros. 

O edifício, que se localizará entre a cidade de Antuérpia e a área portuária, abrigará 500 funcionários. O projeto compreende um antigo quartel de corpo de bombeiros e a execução de novas áreas, totalizando 12 mil m². Também haverá estacionamento para 300 veículos. 

O projeto consiste em uma nova estrutura de 6,2 mil m² que será apoiada em três pilares de concreto sobre a edificação existente. Os pilares incorporarão os elevadores e escadas, sendo dois na área interna e outro externo com elevador panorâmico. As paredes externas receberão placas de alumínio e vidros triangulares transparentes e reflexivos. As angulações desses materiais serão diferentes, para criar efeitos com a luz e uma referência à indústria local de diamantes. 

O antigo quartel de bombeiros terá sua fachada respeitada. Já o espaço interno sofrerá modificações que serão supervisionadas por entidades ligadas à preservação do patrimônio histórico.

Autor: PINIWeb