Caixa exige madeira legal para novos financiamentos de empreendimentos imobiliários

Desde 2 de janeiro, a Caixa Econômica Federal exige a comprovação do uso de madeira legal para a concessão de novos financiamentos à construção de empreendimentos do segmento imobiliário. De acordo com cláusula constante nos novos contratos de crédito, as construtoras deverão apresentar o Documento de Origem Florestal (DOF) das madeiras utilizadas.

De acordo com a Caixa, a ação terá caráter educativo até 30 de junho, conforme negociação feita com o setor da construção. A partir de 1 de julho, a instituição afirma que informará ao Ibama a relação das construtoras que não apresentarem a documentação comprobatória, para verificação de possíveis irregularidades.

Segundo o vice-presidente de Meio Ambiente do SindusCon-SP, Francisco Vasconcellos, a medida está alinhada com o que o sindicato tem recomendado a todas as construtoras, que é o uso incondicional de madeira com origem legal em seus empreendimentos, caso ainda não o façam.

Junto com outras entidades e órgãos de governo, o SindusCon-SP está envolvido em um ação que se inicia pelo cadastro das madeireiras paulistas, culminando, em fevereiro, com a distribuição do selo de conformidade “Madeira Legal”, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Em julho, todo o setor público passará a fazer licitações com exigência de madeira legal.

Autor: SindusCon