Dois países, um mesmo interesse

O intercâmbio de conhecimentos na área rodoviária e a melhoria e o desenvolvimento do setor de pavimentos foi o tema da VII Jornadas Luso-Brasileiras de Pavimentos: Desenvolvimento e Responsabilidade Social que acontece entre os dias 4 e 5 de dezembro na sede do Instituto de Engenharia.

O congresso vem promovendo desde 2002 a troca de informações entre profissionais de todas as áreas de infra-estrutura, planejamento urbano, gestão pública, profissionais da engenharia e arquitetura, pesquisadores, estudantes, profissionais da indústria e outros especialistas.

As quatro primeiras versões das jornadas ocorreram na FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal), sendo que ficou acordado que as seguintes ocorreriam alternando-se Portugal e Brasil, a cada ano. As V Jornadas se realizaram no Brasil, na cidade de Recife (PE), sob o tema Políticas e Tecnologias, e a VI Jornadas na FEUP, com o tema Inovação e Novos Desafios.

Compuseram a mesa de abertura Edemar de Souza Amorim, do Instituto de Engenharia (Brasil); João Virgílio Merighi, do Mackenzie e da Andit – Associação Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Brasil); Rui Micaelo, da FEUP (Portugal); Marcel Mendes, do Mackenzie (Brasil); Maria da Conceição M. Azevedo, da CAeMD (Portugal); Ricardo Madalena, da Dnit – Departamento Nacional de Infra –Estrutura de Transportes (Brasil); Tubnes Cahin, do DER – Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo -SP (Brasil), e Rui Alves Margarido, da Andit (Brasil).

A primeira sessão contou com a moderação da Rita Moura Fortes, do Mackenzie e da Andit, e o tema foi as atividades da Dnit, com as palavras de Ricardo Madalena, Marcus Lisboa e Cleveland S. Lorran.

Em seguida, Rui Micaelo, da FEUP, palestrou sobre as perspectivas futuras da construção em Portugal.

Na segunda sessão, com a intermediação de Maria da Conceição M. Azevedo, da CAeMD, Luís Gomes apresentou os trabalhos “Contributo para a comparação entre o ensaio de resistência conservada utilizado em Portugal e o ensaio de sensibilidade à água da normativa européia” e “Tratamento de solos com cal aérea viva para utilização em camadas de leito de pavimento numa obra aeroportuária”.

Ainda nesta plenária, Rita Moura Fontes discorreu sobre a “Pista experimental – estudo da cura em camadas de base solo cimento”.

Na segunda etapa do evento, o moderador foi Rui Alves Margarido, da Andit.

Rubens Cahin, da DER/SP, falou sobre o Programa das obras do DER, em especial a Pista experimental – estudo da cura em camadas de base solo cimento- um dos principais projetos decorrentes do comitê de tecnologia.

Em seguida, Rui Micaelo, da da FEUP, discorreu sobre o estudo da compactação de misturas betuminosas

João Virgilio Merighi, presidente da Andit, falou sobre a investigação do caso da aderência de pneu pavimento na estrada Jundiaí Jarinú.

A sessão seguinte teve como moderador Paulo Romeu Assunção Gontijo, da Strata.
Rita Moura Fortes, da Andit e do Mackenzie, fez a explanação sobre o estudo do potencial de utilização do lodo seco estabilizado oriundo de estação de tratamento de água (ETA) para utilização como material em reaterro de valas.

Delineamento de superfície de resposta na Pavimentação foi o assunto abordado por José Vidal Nardi, do Cefet.

Fernando Sergio Bisca, da Unicamp, falou sobre a discussão sobre a localização dos terminais rodoviários na cidade.

O primeiro dia do evento foi encerrado por Paulo Gontijo , da Strata ,que explanou sobre a auscultação, avaliação, diagnóstico de solos.

Autor: Fernanda Nagatomi e Isabel Dianin